Workshop sobre neurociências e doenças neurodegenerativas a 2 de junho no Funchal

A médica dentista madeirense a viver e a trabalhar na Holanda desde 2013, Catarina Franco Fernandes irá apresentar a 2 de junho, no Funchal, um workshop sobre neurociências e doenças neurodegenerativas.
“O meu foco tem sido no tratamento de crianças, pacientes ansiosos e nos últimos anos também em idosos. Actualmente encontro-me em diferenciação na área da geriatria na faculdade ACTA em Amesterdão e trabalho regularmente com idosos institucionalizados, a maior parte dos quais, com demência”, revela.
Eis um texto alusivo à temática do workshop:

“Com o incrível desenvolvimento das tecnologias médicas e da medicina da atualidade, assiste-se a um aumento da longevidade, principalmente nos países mais desenvolvidos. A verdade é que este crescimento da faixa cinzenta da população mundial e a alteração das pirâmides populacionais etárias, vem acompanhado de um maior número de casos de doenças neurodegenerativas diagnosticadas no planeta, das quais consta, entre outros, a demência. 

Demência é um “termo guarda-chuva” para muitas patologias englobando mais de 50 quadros clínicos diferentes, frequentemente combinados. As previsões pela Organização Mundial da Saúde OMS, são alarmantes estimando que o número de casos de demência poderá triplicar até 2050, atingindo mais de 152 milhões de pessoas em todo o Mundo. A gerontologia e a geriatria tornam-se valências essenciais aos profissionais de saúde das diversas áreas que terão de lidar com esta grande população num futuro bem próximo.

Por outro lado, segundo o novo conceito das neurociências, o conceito de neuroplasticidade, o cérebro é dotado de plasticidade neuronal o que permite o aparecimento de novos mapas neurosinápticos ao longo da vida e principalmente, quando os fatores ambientais são favoráveis. Sendo assim, o que poderá estar ao nosso alcance no que toca à saúde do cérebro?

Um descortinar da temática que irei abordar no workshop de 4 horas organizado pela High Performance Brain, a realizar no dia 2 de junho a partir das 14 horas, no Hotel Orquídea no Funchal. 

As inscrições são pelo site www.hpbrain.org na rubrica educação e o workshop tem um custo de 59 euros”.