Pedro Coelho esteve na “Portugal Smart Cities Summit”

O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, esteve presente ontem na capital portuguesa no evento “Portugal Smart Cities Summit”,  em representação da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM), onde fez parte da Mesa Redonda alusiva ao Smart Cities Tour 2019 juntamente com os presidentes de Câmara de Aveiro, Viseu, Ponta Delgada e o vereador do Município de Vila Real.

O “Portugal Smart Cities Summit” começou na terça-feira, 21 de Maio, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, e é um evento dedicado à inteligência urbana que ao longo de três dias reúne cidades, empresas, comunidade científica e empreendedores, para apresentar as últimas novidades no campo tecnológico aplicado à vida das cidades.

O programa começou com a Cimeira dos Autarcas, no qual foram apresentadas as 30 propostas que resultaram do Smart Cities Tour 2019, que percorreu o país nos últimos meses. A última sessão deste tour teve lugar na Madeira, passado dia 13 de Maio sobre o tema “Happy Islands”, refere um comunicado de imprensa.

Pedro Coelho salientou que o grande pilar de desenvolvimento da Inteligência Urbana em cidades de pequena e média dimensão, como é o caso dos municípios da região, passa pelas pessoas. Uma cidade pequena tem a grande vantagem de conseguir ouvir, de forma eficaz, os seus cidadãos

Segundo o autarca, “este componente tem sido muitas vezes negligenciado, dando-se primazia a aspectos políticos e tecnológicos. O objectivo das cidades inteligentes deve passar em primeiro lugar, por ter cidadãos mais informados e participativos. A adopção de tecnologia deve ser vista como a ferramenta que potencia essa participação na gestão e governação das cidades e não um fim em si mesmo.”