Pedro Calado reuniu em Londres com a Cônsul Geral de Portugal e com a AICEP

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, reuniu, hoje em Londres, com a Cônsul Geral de Portugal, Cristina Pucarinho, e com o representante para o Reino Unido da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Rui Boavista Marques.

A visita do vice-presidente – a convite da comunidade para participar nas celebrações do Dia da Madeira em Londres e dos 600 anos da Descoberta das ilhas do Porto Santo e da Madeira –, acontece num momento de grande indefinição relativamente ao futuro deste país na Comunidade Europeia, refere nota governamental.

Pedro Calado quis abordar esta preocupação com estas duas instituições, quer em relação ao que já está a ser feito para informar e esclarecer a comunidade emigrante, quer em relação à disponibilidade do Governo Regional para melhorar os instrumentos de ligação política e acelerar processos administrativos, particularmente no que se refere à emissão de passaportes e cartões de cidadão.

“Queremos que a nossa comunidade tenha a certeza de que não ficarão desprotegidos e que o Governo está a tomar as devidas medidas para a salvaguarda dos seus direitos”, afirmou o governante, realçando, todavia, a importância dos madeirenses residentes no Reino Unido terem a sua documentação em dia e de se registarem na aplicação de regularização do estatuto migratório, para obter o estatuto de residente.

Até porque como explicou o vice-presidente, uma das grandes apreensões transmitidas pelo Consulado Geral prende-se, efectivamente, com a situação irregular de filhos de portugueses nascidos no Reino Unido que nunca fizeram o registo em nenhum dos dois países, convencidos que a certidão de nascimento confere uma nacionalidade.

Por outro lado, e apesar de assegurar que a nossa comunidade tem até ao final de 2020 para regularizar a sua situação, Cristina Pucarinho assegurou ao vice-presidente o reforço dos serviços consulares em mais 13 funcionários, para dar conta do aumento exponencial de pessoas que têm procurado o Consulado.

Na reunião com Rui Boavista Marques, o vice-presidente abordou o relacionamento institucional e as várias dinâmicas de proximidade entre a Região e a Agência para o Investimento e Comércio Externo.

Sublinhando a importância fundamental do mercado inglês para a Madeira, Pedro Calado realçou o reforço despendido pelo Governo Regional de mais de um milhão de euros, em 2019, para a promoção da Região no Reino Unido, agradecendo, por outro lado, o contributo da AICEP Portugal na divulgação da Madeira em terras britânicas, com grande influência no mercado turístico e na atractividade de investidores para a Região e vice-versa.

Na ocasião, foram expressas, também, as várias iniciativas que a AICEP promoverá em Londres, nomeadamente a mostra de vinhos regionais madeirenses, que decorrerá em Junho, e o evento promocional do bordado da Madeira.

Entretanto e na Região, para além da realização do II Encontro da Diáspora, que contará com a presença da AICEP, será também promovida uma conferência sobre o Brexit.