Acção de Reflorestação no Montado do Pereiro com Susana Prada

Foto DR.

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais esteve esta manhã no Montado do Pereiro, numa ação de reflorestação, integrada no Dia do Voluntariado da Caixa de Geral de Depósitos.

Segundo uma nota de imprensa, nesta iniciativa de cariz ambiental, educativo e de cidadania, Susana Prada aproveitou para reforçar a importância do trabalho que está a ser feito nas áreas de gestão pública, cujos resultados só serão visíveis por mais alguns anos, “mas que acautelam os interesses desta e das gerações vindouras”.

“Ao reflorestarmos, estamos a preparar a floresta para ser mais resistente ao fogo, uma vez que as espécies aqui plantadas têm essas caraterísticas. Estamos, também, a prevenir as aluviões, uma vez que, como sabemos, a vegetação trava a erosão do solo, para além que contribuímos para aumentar as disponibilidades hídricas, incrementando a captação e a infiltração de água, através do nevoeiro (precipitação oculta)”, reforça Susana Prada.

A governante, com a pasta do Ambiente, releva a importância de iniciativas do género, até porque, “temos de contar com a colaboração de todos nesta gigantesca tarefa, pelo que todas as iniciativas de cidadania, com ênfase ambiental, são sempre bem-vindas”, reforçou.

Esta ação voluntária de plantação levou cerca de 55 colaboradores da Caixa Geral de Depósitos às serras do Funchal, promovendo, em simultâneo, o envolvimento social/cidadania e o respeito e a preservação do ambiente e do património natural.