Pedro Calado sublinhou importância da política de coesão na apresentação do POSEUR

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, sublinhou hoje a importância dos fundos comunitários, na apresentação do POSEUR que decorreu na Calheta. As regiões ultraperiféricas, sublinhou, confrontam-se com constrangimentos e problemas muito específicos, pelo que são de saudar iniciativas públicas de divulgação da política de coesão, como foi hoje o caso.

A política de coesão, frisou Calado, é essencial para a redução das disparidades económico-sociais entre as regiões integrantes do espaço europeu.

A Madeira, garantiu, tem sabido aproveitar os apoios europeus, dispondo hoje “duma apreciável base infraestrutural” que foi um pilar de desenvolvimento face aos sobrecustos decorrentes do facto de a RAM ser uma região ultraperiférica. No quadro do POSEUR, o actual quadro comunitário já proporcionou a realização de 68 projectos, disse.

Como exemplo de bom aproveitamento desses apoios num investimento necessário, citou o projecto de ampliação de aproveitamento hidroeléctrico da Calheta, de 70 milhões de euros, com a comparticipação comunitária de 45 milhões de euros e que já mereceu “rasgados elogios da Comissão Europeia”.

Por outro lado, acentuou, “numa ilha fortemente sujeita a fenómenos geológicos” e a “tempestades”, o POSEUR tem sido essencial para fazer face a situações de vulnerabilidade, inclusive face às alterações climáticas. Nesse sentido, e face aos estragos provocados pela intempérie de 2010, “a RAM aprovou já 35 candidaturas correspondentes a 120 milhões de euros, que permitirão corrigir situações de vulnerabilidade e que garantiram, entre outras intervenções, a regularização das principais ribeiras da nossa ilha e a implementação de importantes sistemas de alertas de aluviões”. Os apoios concedidos no âmbito do POSEUR após os incêndios de 2016 permitiram também fortalecer a Protecção Civil e as corporações de bombeiros” através de equipamentos, veículos e instalação de redes de defesa de floresta, contra fogos.