Palestra sobre o projeto “Mistic Seas” na Escola de São Vicente

Foto DR.

A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, foi, a par da escola da APEL, uma das escolas convidadas pela coordenação regional do programa Literacia Marítima, da DRE, para a apresentação e divulgação do projeto MISTIC SEAS II.

Nesse sentido, decorreu hoje no auditório daquele estabelecimento de ensino uma palestra subordinada ao tema, iniciativa que contou com a colaboração de investigadores da Direção Geral de Proteção do Meio Ambiente Natural, da Região Autónoma das Canárias, sendo palestrante o reputado investigador, Asier Hernandez, colaborador da Sociedade para o Desenvolvimento das Comunidades Costeiras.

Este projeto, que tem por principal finalidade o estudo e proteção da biodiversidade marinha da sub-região da Macaronésia, e do qual a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais é entidade parceira, integra o segundo ciclo da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha, que visa implementar programas conjuntos entre Portugal e Espanha.

A próxima fase consistirá na adesão daquela escola da zona norte ao programa “Escola Azul”, programa que envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano no quotidiano de cada cidadão e da comunidade na qual este se insere, articulando as suas atividades e iniciativas com a comunidade local e com os diferentes atores do setor do mar.