Iniciativa da UMa na “Jaime Moniz” cria Tabela Periódica Humana

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019), refere uma nota da UMa.

A Universidade da Madeira, através do Centro de Química da Madeira (CQM), associa-se a esta efeméride, dinamizando, ao longo de 2019, um programa intenso de actividades.

A primeira actividade está marcada para o dia 29 de Janeiro, pelas 12h30, e consiste na realização de uma Tabela Periódica Humana na escadaria frontal da Escola Secundária Jaime Moniz. Esta iniciativa é uma produção conjunta do CQM e do Clube de Ciências Físico-Químicas da Escola Secundária Jaime Moniz, refere-se.

A Tabela Periódica é uma ferramenta que permite prever as propriedades da matéria e cuja utilização transcende a própria Química, sendo também imprescindível a outras ciências, como por exemplo, a Física e a Biologia. O IYPT 2019 é uma oportunidade para se reflectir sobre a centralidade da Química, sobre o papel dos cientistas que a construíram, incluindo o das mulheres, e sobre a importância da ciência para o desenvolvimento sustentável.