“Yorn Inspiring Future” mostra aos jovens do “Liceu” as opções no ensino superior

 

Explicar aos estudantes do ensino secundário como se processa o acesso ao Ensino Superior e a respetiva oferta de cursos. Foi este o objetivo da visita, hoje, à Escola Secundária Jaime Moniz, da Yorn Inspiring Future. Jovens a falar a linguagem dos jovens para elucidar, esclarecer dúvidas, desburocratizar e abrir caminhos na difícil jornada da escolha do curso.

As palestras sucederam-se, sobretudo com o jovem Francisco a falar a tantos outros jovens indecisos sobre como fazer uma candidatura ao ensino superior, como ter a senha para uma inscrição on line e outros regulamentos definidos pelo Ministério da Educação na seleção dos candidatos.

A Associação Inspirar o Futuro é uma associação juvenil sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver iniciativas na área da educação, trabalhando primordialmente com escolas secundárias e ensino superior, tendo projetos específicos para cada um destes públicos-alvo. 

Além dos jovens da Yorn Inpsiring Future, algumas universidades apresentaram as suas propostas de curso, através de uma mini-feira ao dispor dos alunos, assim como através de breves palestras. O projeto Inspiring Future fará outras visitas a várias escolas secundárias da Madeira sempre com o objetivo da partilha da informação, por forma a que a candidatura à universidade seja feita com esclarecimento e com consciência.