Tabua com novas instalações no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO)

TabuaO presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque visita, esta terça-feira, 11 de setembro de 2018, pelas 16 horas, o Centro de Atividades Ocupacionais da Tabua, onde inaugurará as obras de beneficiação do imóvel. O investimento ascendeu aos 34.152,74 euros, entre equipamentos (16.291,14 euros) e obras de construção civil (17.858,60 euros), revela uma nota do gabinete de comunicação da presidência.

O CAO da Tabua tem capacidade para acolher 20 utentes e nele trabalham 15 pessoas, sendo que a 20 de Fevereiro de 2010, as instalações então afetas a esta instituição ficaram danificadas e sem quaisquer condições para o exercício da atividade. Por tal motivo, o CAO foi transferido temporariamente para três salas da Escola Básica do 1º Ciclo da Ribeira Brava, tendo uma delas funcionado com o espaço Snoezelen.

Tornou-se, assim, necessário reabilitar as antigas instalações, uma vez que as instalações provisórias não ofereciam as condições adequadas ao número de utilizadores e ao tipo de atividades.

A mesma nota faz referência ao facto e ter um entendimento com a Câmara Municipal da Ribeira Brava, considerado “essencial no sentido de garantir toda a logística associada ao transporte da maioria dos utentes que frequentam aquela infraestrutura”.

“Com estas obras de reabilitação foram ainda criadas novas valências, entre as quais um Gabinete Técnico de apoio ao pessoal docente e 5 salas de atividades destinados ao treino social, área académica, terapêutica e música. Paralelamente, a fachada principal do edifício encontra-se agora identificada com um painel elaborado no CAO Santana através do Projeto Nacional SOS Azulejo. A sala Snoezelen, na instalação reabilitada, é resultado de um Protocolo de Colaboração entre a Fundação PT e a AAPNEM – Associação dos Amigos das Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira, celebrado no ano de 2014 e tem dado origem ao surgimento de novas parcerias junto de entidades/instituições existentes na zona, no sentido de tornar este espaço terapêutico acessível à comunidade local.”, sublinha a informação do Governo.