Costa leste da Madeira com risco máximo de incêndio, fogo em Monchique continua muito ativo

MADEIRA HOJE FOGOO Institudo Português do Mar e da Atmosfera prevê, para esta quarta-feira, risco de incêndio na Costa Norte da Madeira, num contexto nacional em que os riscos são extremamente elevados e numa altura em que Monchique vive mais um dia sem que o incêndio que começou sexta-feira esteja extinto.

O IPMA avança que “sezassete concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão em risco máximo de incêndio, o mesmo acontecendo com a costa leste da Madeira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)”

A mesma fonte revela que outros 60 municípios do interior Norte e Centro e do Alentejo e Algarve estão em risco muito elevado de incêndio, ainda que se preveja uma descida d temperatura.

No que diz respeito ao incêndio em Monchique, a forma de coordenação tem sido alvo de muitas críticas nas redes sociais e mesmo pela Associação Profissional de Bombeiros, sendo que em termos políticos são muitos os comentários contra a ausência do primeiro-ministro e do Ministro da Administração Interna, bem como do presidente da República no local do incêndio. Uma foto de Costa a observar o computador tem sido alvo de comentários negativos para o primeiro-ministro.

Vejamos as previsões do IPMA para hoje na Região: “Tempo quente com períodos de céu muito nublado. Possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte, em especial a partir do final da tarde. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de nordeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e no extremo leste da ilha da Madeira. Pequena descida da temperatura máxima nas terras altas.

REGIÃO DO FUNCHAL:
Períodos de céu muito nublado.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).

ESTADO DO MAR:
Costa Norte: Ondas de nordeste com 1,5 a 2 metros,
diminuindo para 1 a 1,5 metros.
Costa Sul: Ondas de sueste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 23ºC