Secretário da Saúde associa-se a campanha nacional contra o estigma da demência

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, esteve presente hoje no lançamento da Campanha “Amigos na Demência”, promovida pela Alzheimer Portugal. A campanha foi apresentada na Praia Formosa, e  é uma iniciativa integrada no movimento global “Dementia Friends”, implementado em 17 países em todo o mundo.
O principal objectivo desta campanha, refere o GR, consiste em aumentar a compreensão sobre a Demência no nosso país e convidar todos os cidadãos a comprometerem-se activamente na melhoria do dia a dia das pessoas com demência.
Esta iniciativa visa combater o desconhecimento e o estigma associados à demência, assim como aumentar o nível de consciencialização sobre o tema em Portugal. Pretende também ajudar os cidadãos a compreenderem como é que a demência afecta as pessoas, contribuir para alterar comportamentos e tornar a sociedade mais amiga das pessoas com demência.
A Alzheimer Portugal promoveu em várias praias e cidades portuguesas, 21 locais no total, em todos os distritos de Portugal Continental e Arquipélago da Madeira e Açores, a referida campanha. Colaboradores e voluntários da Associação apresentaram a iniciativa e convidaram as pessoas a aderir.
Para ser Amigo na Demência, basta aceder a www.amigosnademencia.org , registar-se, ver o vídeo para aprender um pouco mais sobre a demência, e cmprometer-se com uma acção, preenchendo o formulário de compromisso.

“Amigos na Demência” é uma iniciativa da Alzheimer Portugal e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio de um conjunto alargado de parceiros de referência.