
«Tudo o que prometemos, cumprimos!», destacou hoje, em Ponta Delgada, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na visita à Expo-Pecuária.
Miguel Albuquerque falava na inauguração da Expo-Pecuária, evento que decorre neste fim-de-semana em Ponta Delgada e que congrega produtores de gado da freguesia e do concelho.
«Andaram para aí umas criaturas a falar muito, mas a verdade é que prometemos o ferry e ele chega a 2 de julho, prometemos o helicóptero e ele já está, prometemos o avião cargueiro e ele já está a operar há alguns meses», disse.
Uma oportunidade para recordar que o programa do Governo Regional para a freguesia da Ponta Delgada está a ser cumprido a 100%, destacando a concretização da via expresso que passa na freguesia, mas também uma outra obra, a inaugurar na próxima terça-feira, que é o Solar do Aposento.
Outra obra a concretizar é a beneficiação dos caminhos da Entrosa e do Bom Jesus, reabilitação que irá permitir dar seguimento ao projeto de retoma dos antigos reais e que promete ser mais um polo de atração para a freguesia.
Aliás, Miguel Albuquerque diz que estes novos polos são cruciais para atrair visitantes e dinamizar a economia local e potenciar novos empregos, sublinhando que só assim é que será possível inverter a desertificação da costa norte, um dos objetivos do seu governo.
Mas, Miguel Albuquerque diz que o Governo prometeu apoiar os criadores de gado e tem cumprido essa premissa. E esse apoio, reitera, é para continuar e até reforçar em 2019, tanto junto dos criadores como das associações que pratiquem pastorícia ordenada.
O objetivo é contribuir para que a pastorícia seja uma atividade economicamente ainda mais rentável, na sequência do que perfilha para os diferentes sectores económicos madeirenses.
Esta é a 5ª edição de um evento que foi criado em 2014, fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia local, presidida por José Miguel Freitas Luís, e um grupo de jovens produtores de gado e agricultores locais.
De ano para ano o certame vem aumentando o número de expositores (este ano são mais dois do que no ano passado), mas sobretudo de animais e de variedade de animais.
A Expo-Pecuária, refira-se, visa dar a conhecer o que se faz na Ponta Delgada e mesmo no concelho de São Vicente naquela área, ajudando assim os produtores locais e, ao mesmo tempo, vem criar mais uma atividade que atraia visitantes, potenciando assim a economia local.
Para além de animais, a Expo também dá a conhecer produtos agrícolas, mel, queijos e outras iguarias. No fundo, quase que é uma feira agropecuária.
Nesta edição estarão 20 produtores: 11 de caprinos, 3 de bovinos, 1 de suínos, três de aves, 1 de cavalos e 1 de abelhas.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





