Estepilha: Falta tinta no Palácio

Pintura Palácio
Daninhas são as ervas para os lados do Palácio, que já vai precisando de uma pintura para manter a boa imagem.

Rui Marote

Estepilha …! O Palácio de São Lourenço, património de relevo que um dia foi alvo de campanha “é meu, é teu, é nosso”, deve merecer um atenção especial para não deixar que a degradação tome conta, por dentro e por fora. Sabe-se que existem cuidados nesse sentido, mas lá vai um ou outro pormenor que escapa e que aconselha a uma pinturinha que não deve ser nada por aí além. Para evitar que o Palácio onde se encontra Ireneu Barreto venha e padecer da mesma “doença” da Fortaleza de São Tiago. A imagem do Funchal Noticias reporta-se ao momento em que um funcionário da autarquia procedia à limpeza das ervas daninhas. Sem ervas daninhas, mas com danos na pintura, acaba por ficar assim meio para o incompleto.

Nma das ruas mais antigas do Funchal, concerteza sob a alçada da Câmara. Mas o palácio, sendo “meu, teu ou nosso”, tem outro dono e a conservação deste monumento histórico continua a degradar-se, restando saber se este espaço está sob alçada das forças armadas ou do Representante da Republica, sendo que há anos eram os militares que efetuavam estas tarefas.

Estepilha, não interessa quem limpa ou quem pinta. Seja quem for, aquilo precisa de uma “tintinha fresca”. Fica bonito e a gente agradece.