Susana Prada amanhã na abertura da reunião do projecto Clean Atlantic

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, preside amanhã, dia 23, às 09h00, na Reitoria da UMa, à sessão de abertura da Reunião de coordenação do Projeto Clean Atlantic.

Trata-se de um projecto Interreg Atlântico (2017 – 2020) que visa a investigação sobre o lixo marinho, para transpor em medidas concretas e para reportes à OSPAR e CE.

Envolve 5 países – Portugal, Espanha, França, irlanda e Reino Unido. Em Portugal participam no projecto a Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território (DROTA), a ARDITI, a DGRM e o Instituto Superior Técnico, refere nota à comunicação social.

Esta será uma reunião de coordenação de 3 dias, com 38 representantes de institutos e universidades que fazem parte do projecto (30 de fora da Madeira).

É um projecto que visa proteger a biodiversidade e os ecossistemas no Espaço Atlântico, melhorando a capacidade de monitorizar, prevenir e remover o lixo marinho. Paralelamente, pretende contribuir para que aumente a consciencialização da população na mudança de atitudes com o fim de melhorar os sistemas de gestão do lixo marinho.

O projeto CleanAtlantic é cofinanciado pelo programa INTERREG ATLANTIC, com um orçamento total de 3,2 milhões de Euros, integrando um consórcio de 13 entidades públicas e privadas de todo o arco atlântico (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido). A DROTA participa no CleanAtlantic como parceira, conjuntamente, a nível regional, com a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.