Com Rui Marote, no Porto Santo

Não podemos dramatizar mas a quinze dias das férias da Páscoa, o Funchal Notícias percorreu a praia da Ilha Dourada, desde o Centro de Saúde até ao Hotel do Porto Santo, e não avistou vestígios de máquinas e trabalhadores na recuperação da praia.
Sim senhor, é preciso trabalhar… É este o slogan!

A praia foi martirizada pelo recente temporal, principalmente entre as casas das lanchas, junto ao Centro de Saúde, até ao restaurante Pé na Água.

Muitos inertes cobrem o areal nesta extensão. Mas o mais grave foi a destruição das dunas nesta área. As imagens do FN falam por si.

A força do mar arrancou a sustentação das dunas. Ou seja, a vegetação de arbustos que protegia a mesmas dunas.
Foram destruídos acessos ao mar e vedações das vinhas junto às dunas.

Há muita lenha para recolher… embora a pedra fosse um bem precioso para construção civil, entendem os peritos nessa área que não deve ser recolhida mas sim mandada para o mar porque é a sustentação do areal.

Contudo, nos contactos efetuados pelo Funchal Notícias, alguns portossantenses disseram que há coisas no Porto Santo mais importante que a praia…

Outros defendem que as máquinas já deveriam estar no terreno a repor as dunas e iniciar a plantação de cedros e bálsamos, repondo a vegetação que o mar escavou.

Mas tudo retarda. Os turistas das férias da Páscoa estejam descansados. Ainda há muita praia para fazer as delícias entre o hotel do Porto Santo, Luamar, até à Calheta.

Os comerciantes estão apreensivos com a propaganda negativa mas alertam as entidades que já deveriam ter tomado medidas.
Veja mais foto na nossa página do facebook.


Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





