Miguel Albuquerque inaugura amanhã ETAR de Câmara de Lobos

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque tem a seguinte agenda para os próximos dias:

Sábado

17:30 – Inauguração da nova ETAR de Câmara de Lobos.

Trata-se de uma obra do Governo Regional, através da ARM – Águas e Resíduos da Madeira, num investimento de 6,6 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo programa europeu PO SEUR.

Esta infraestrutura é essencial para que a Região (e o Estado Português) possa cumprir integralmente a legislação nacional e comunitária, designadamente a Diretiva das Águas Residuais (DARU), salvaguardando a proteção do meio ambiente e a qualidade das águas balneares.

O nível de tratamento do esgoto foi melhorado, passando de preliminar para primário, antes de ser descarregado através dum emissário submarino a cerca de 400 metros da costa, e a uma profundidade de 25 metros, evitando, assim, impactos na qualidade da água balnear das duas praias locais – Praia do Vigário e Complexo Balnear das Salinas.

No topo desta infraestrutura foi construída uma nova praça, com uma área de cerca de 600m2, que inclui um pequeno jardim e uma chaminé escultórica estilizada pelo arquiteto João Lucas, e que faz a exaustão do ar tratado, após a desodorização.

Segunda-feira

15:00 – Cerimónia de registo de pagamentos, a realizar ao abrigo dos projetos dos vários Sistemas de Incentivos, no Salão Nobre do Edifício do Governo.