CEPAM recebe oito alunos e três professores estrangeiros para um estágio de três semanas

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. Luíz Peter Clode (CEPAM) vai receber oito alunos estrangeiros num intercâmbio de Erasmus +, para um estágio de três semanas, entre os dias 7 e 28 de Janeiro, no âmbito do projecto “UNITED BY ARTS”.

Os alunos vêm da Finlândia, Estónia, Polónia, República Checa, Espanha e Reino Unido. O referido projecto, direccionado a formandos dos cursos profissionais de instrumentista, teatro e dança contemporânea, visa o desenvolvimento da aprendizagem profissional através da promoção da mobilidade entre alunos das diversas escolas parceiras, com vista a possibilitar experiências de nível internacional e multicultural. É igualmente objectivo deste projecto,refere o CEPAM, vivenciar outras experiências profissionais, contactar com outros públicos, experimentar novas metodologias e técnicas, bem como adquirir novos métodos de análise e de interpretação, de modo a proporcionar experiências de performance em contextos diferentes e confrontar os currículos e os conteúdos programáticos de diferentes países.

Os jovens realizarão um estágio de três semanas, que permitirá a aquisição de novos conhecimentos e experiências, que os ajudarão nos seus estudos e na entrada no mercado de trabalho.

Além destes jovens, o CEPAM recebe também três professores, um de cada uma das três instituições da Finlândia, para conhecerem o projecto pedagógico da escola, partilharem conhecimentos e apresentarem masterclasses e workshops direccionados a alunos e docentes do Conservatório.

O trabalho realizado com estes jovens estrangeiros terá como corolário dois eventos abertos ao público em geral. O primeiro será o concerto da Orquestra Académica, no dia 25 de Janeiro, na Assembleia Legislativa da Madeira, pelas 19h00; o segundo será apresentação a solo e em agrupamentos de Música de Câmara, no dia 26 de Janeiro, no Salão Nobre do Conservatório, pelas 17h00.