Missa do Parto dos pastores na igreja da Graça

*Sílvio Mendes
A missa do parto celebrada no domingo 17 de dezembro de 2017 na igreja da Graça, situada na freguesia de Santo António, foi organizada pela Associação de Pastores das Serras de Santo António e São Roque.
Apesar da hora matutina (6 horas) a igreja estava completamente cheia e registou-se grande presença de pastores acompanhados pelas suas ovelhas e cabritos que se mantiveram dentro dom templo num curral improvisado.
Na homilia o Pe. Bonifácio Santos, que presidiu à cerimónia litúrgica, recordou que a figura do pastor está presente em muitos textos bíblicos e que apesar de se apresentar como algo bucólico é uma atividade com muitas dificuldades.

O referido sacerdote destacou a importância da defesa da natureza e fez reflexões a propósito do terceiro domingo do Advento denominado de Domingo da Alegria.
No final da missa do parto e como é habitual houve animação no adro com muita música e as tradicionais especialidades desta época em que se destacam o cacau e a carne de vinho e alhos.
Na terça-feira, 19 de dezembro, após a missa do parto celebrada às 6 horas, na igreja da Graça será inaugurada uma exposição de presépios no Centro de Convívio daquela paróquia.