Calado na Decathlon aborda “sucessos” do Governo Regional com “menos desemprego, redução da dívida e menor carga fiscal”.

Calado na Decathlon
O vice presidente do Governo Regional esteve presente na inauguração da primeira loja da Decathlon na Madeira.

A primeira loja da Decathlon, que se afirmou pela comercialização de artigos de desporto, abre esta sexta-feira ao público, a sua primeira loja na Madeira, em São Martinho. A inauguração foi ontem, onde esteve presente o vice presidente do Governo Regional, Pedro Calado. Uma oportunidade para enumerar os “sucessos” da governação de Albuquerque.

O governante desejou felicidades aos investidores, considerou que a Madeira merece este tipo de investimento e recorda a criação de 40 postos de trabalho. Pedro Calado diz que a Decathlon “escolheu a altura certa para instalar a sua loja”, referindo que os trabalhadores terão “um lugar muito aprazível para trabalhar”.

Enquanto representante do Governo Regional, diz que este investimento, nesta altura, “não foi por acaso”, uma vez que, disse, a Madeira “tem, ao longo dos últimos anos, passado por um período difícil, num tempo que nos tem feito pensar e refletir sobre todas as grandes dificuldades pelas quais já passámos. Conseguimos, desde 2014, 2015, tirar a Região do período difícil, com o Plano de Ajustamento Financeiro, e em dois anos, com o esforço dos madeirenses, passámos para uma situação financeira muito estável e uma grande consolidação das contas públicas. Nos últimos quatro anos, o Governo Regional reduziu 1,2 mil milhões de euros à sua dívida. Temos, hoje, uma situação estável económica e financeiramente. Em 2013 tinhamos nível de desemprego de 18% e hoje temos 9%. Reduzimos 9%, uma redução de 50% na taxa de desemprego”.

Pedro Calado fala noutra grande prioridade do Governo Madeirense, para 2018, que é a da consolidação fiscal. Diz que tem havido “acompanhamento para pessoas e empresas”, sublinhando que “os madeirenses, que hoje pagam menos 14% de IRS do que o primeiro escalão no continente, têm mais disponibilidade para gastar”, lançando na oportunidade um desafio ao grupo empresarial proprietário da Decathlon no sentido de haver, por parte do Governo, disponibilidada de de apoio para abertura de uma loja no norte da ilha.

A Decathlon nasceu em França em 1976 e chegou a Portugal em 2000. Hoje, está presente em mais de 30 países.