Governo Regional apoia em 97 mil euros organizações de juventude

Foto DR.

A Secretaria Regional de Educação (SRE), através da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), celebrou ontem, sexta-feira, 19 contratos-programa com organizações de juventude regionais, no valor global de € 97.784,50, ao abrigo do Plano Regional do Associativismo Jovem – PRAAJ.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, quinze contratos foram celebrados no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil, dois no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Estudantil e outros dois no âmbito do (novo) Programa de Inovação e Transformação Social.

A assinatura dos acordos decorreu previamente à sessão de abertura do Encontro Regional das Associações Juvenis e Estudantis, que teve início ontem e prolonga-se este sábado no Hotel Four Views Baía, e reuniu à mesa o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.

O governante do executivo madeirense sublinhou importância da realização do Encontro como espaço de partilha de boas práticas ao nível do associativismo juvenil.

«É extremamente importante, numa sociedade democrática e participativa, termos jovens congregados em diferentes áreas de intervenção; permite-nos potenciar a energia, a capacidade de empreender e de inovar, tão características da juventude», destacou Jorge Carvalho.

Este Encontro conta com a participação da Federação Nacional das Associações Juvenis e do Conselho Nacional de Juventude, que apresentarão e divulgarão programas que visam alargar o âmbito de intervenção das associações juvenis e estudantis para os espaços da macaronésia e comunitário.

Participam nesta reunião magna do associativismo juvenil e estudantil, 80 dirigentes associativos, que darão a conhecer a sua ação junto das entidades nacionais e regionais com a tutela na área da Juventude, ao seu mais alto nível. Estão representadas vinte associações da Madeira e dos Açores.

Integram também este evento, diversas entidades com atuação transversal na área de juventude, como associações culturais e IPSS´s, as quais trazem valor acrescentado às linhas orientadoras em termos de iniciativas para a juventude.

O Encontro Regional pretende igualmente capacitar os dirigentes associativos em temáticas como a Gestão de Voluntários, Marketing Associativo e Coaching na Liderança e Gestão de Equipas.