Liliana Rodrigues e Associação Académica da UMa promovem Madeira em Bruxelas

Rui Carita
Livro de Rui Carita apresentado em Bruxelas.

O Parlamento Europeu prepara-se para descobrir a Madeira, num evento que terá a eurodeputada Liliana Rodrigues como anfitriã. O Discover Madeira acontece na próxima quarta-feira, dia 6 de Setembro, pelas 18:15 horas, e trata-se de uma organização conjunta entre o Gabinete da eurodeputada e a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa).

“É com um prazer enorme que vejo alunos da Universidade da Madeira, a mais jovem do país, vindos de uma região ultraperiférica, trazerem ao Parlamento Europeu um excelente trabalho que aborda a cultura e a história de uma das cidades turísticas mais antigas do mundo”, refere Liliana Rodrigues numa nota de imprensa hoje divulgada.

O evento, dedicado aos sons, sabores e aromas da ilha da Madeira, terá como ponto alto a apresentação do livro History of Funchal, do Professor Rui Carita.

A obra, que conta com o prefácio da eurodeputada socialista, aborda os mais de cinco séculos de história da capital madeirense e é a primeira vez que é editada em inglês, pretendendo com isso chegar a leitores de todo o mundo.

Para Liliana Rodrigues, apesar de esta obra “contar a nossa estória, ela é mais que um livro de história” pois transcende “o domínio histórico e aborda a identidade funchalense”.

Para além da apresentação do livro, editado pela Imprensa Académica, o evento contará ainda com a actuação do grupo de fados da AAUMa, os Fatum, e com um momento de degustação de produtos regionais.

Sobre o livro:

A publicação da Imprensa Académica traça as etapas da evolução da urbe funchalense, desde o seu povoamento à actualidade. Para isso, teve de abordar as actividades que contribuíram para o seu desenvolvimento económico, com realce para as principais produções geradoras de riqueza e prosperidade.

Dessa prosperidade tornou-se a Madeira apetecida do grande comércio, mercê da produção açucareira e a partir dela se projectou um sector industrial que proliferou no espaço Atlântico, especialmente no Brasil.

Também se conclui que a Madeira serviu de teste a um modelo político-administrativo que serviu para o espaço económico sob o domínio da coroa portuguesa. Rica em ilustrações, em mapas, em esquemas e em fotografias antigas, esta obra é um retrato único de mais de cinco séculos de história do Funchal e de toda a região.

Centenas de imagens compõem esta publicação inédita em língua inglesa.