Jovens reuniram-se para abordar a temática das mobilidades

Fotos: Rui Marote

Conforme oportunamente o Funchal Notícias anunciou, a Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Juventude e Desporto, realizou hoje, no Centro de Juventude do Funchal, o Fórum Mobilidade Juvenil, como forma de marcar o Dia Internacional da Juventude 2017.

Durante a manhã, decorreram os trabalhos, incluindo a apresentação, por Rosária Sardinha, directora de Serviços de Juventude, dos Programas de Mobilidade Nacionais e Europeus: Potencialidades e Balanço, tendo-se seguido dois painéis moderados pela jornalista Tânia Spínola, em torno das experiências de jovens madeirenses e estrangeiros que participaram em projectos europeus de mobilidade.

Os Estágios, as possibilidades de Formação no Estrangeiro, o Serviço deVoluntariado Europeu ou os Intercâmbios Juvenis, programas promovidos pela DRJD e pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Acção, foram abordados. Foi ainda falada a rede Eurodesk e as oportunidades oferecidas pela mesma, bem como assinalados os cinco anos de existência do Programa Eurodisseia, a cargo da DRJD.

Durante o evento foi ainda dado a conhecer o Portal do Utente, com a demonstração das mais-valias que os jovens beneficiam ao registar-se neste portal no que diz respeito à assistência na saúde em caso de mobilidade para o estrangeiro. A apresentação deste serviço ficará a cargo de Teresa Vieira, representante do SESARAM.

 

O governante regional com a pasta da Educação, Jorge Carvalho, marcou presença às 12h15 na sessão de encerramento deste Fórum.