Túnel subterrâneo liga Colégio da Apresentação de Maria a novo edifício

*Com Rui Marote
A rua das Mercês está interrompida ao trânsito para mudanças de tubagens de água potável e de escorrência de águas pluviais. O seu pavimento e passeios deverão manter-se de acordo com o que eram anteriormente.
O Funchal Notícias descobriu que está a ser construído um túnel de acesso do novo edifício, nas antigas instalações da Ford, para o velho edifício do Colégio da Apresentação de Maria.
A a circulação entre as duas instalações fazia-se atravessando a rua de um lado para outro sempre debaixo de uma vigilância de responsáveis preocupados com os automóveis que circulam e que constituíam perigo para os jovens estudantes.
Agora, com esta obra, é um recuar no tempo: estabelecendo um paralelismo em jeito de curiosidade, quase recorda os tempos longínquos, há séculos, quando foi alegadamente criado um túnel que conduzia do convento de Santa Clara a uma saída no Jardim Municipal.
A obra moderna, entretanto, é útil para a ordem religiosa responsável pelo Colégio, sem dúvida.
Segundo esclareceu a CMF, a obra é da exclusiva responsabilidade do Colégio, e está a ser realizada especificamente nesta altura, uma vez que a edilidade funchalense está a levar a cabo uma empreitada de renovação das redes de águas e saneamento básico na Rua das Mercês: ora, caso o Colégio não avançasse para a obra neste momento, não a poderia fazer durante um período de cinco anos. Acabaram, assim, por conjugar-se as duas situações, a do interesse público e a do interesse particular. 

O Funchal Notícias deu conta, já em 2015, do início das obras no prédio adquirido pela Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria e realizadas pela empresa Edimade.

O imóvel em questão fica frente ao Externato, na esquina das Ruas das Mercês e dos Netos, e era também conhecido por “prédio do Leacock”.

Para o mesmo foram projectados espaços desportivos e recreativos de apoio aos Externato, bem como de serviços administrativos e espaços lúdicos, além de espaços de aulas para dez turmas, entre outros.