Nova “Islenha” com tema de capa a focar o bordado Madeira

A revista cultural Islenha nº 60, que tem como tema de capa o ‘Bordado Madeira’, acaba de chegar e começará a ser distribuída na próxima segunda-feira, dia 7 de Agosto, informa a SRETC.

Neste número, o assunto ‘bordado’ é tratado em especial através do estudo da ‘bordadeira’, peça principal desta arte, quer pelo lado humano, pelo labor aqui implicado e de que remanesce uma herança, uma sabedoria, quer pela inexcedível vertente artística, bem visível no produto final. O artigo em causa, de Andreia Silva, assume-se como síntese de um trabalho maior, de natureza académica, apresentado à Universidade da Madeira, como tese de Mestrado em Estudos Regionais e Locais, e que se focaliza também na perspectiva do património cultural, nomeadamente linguístico, refere a nota.

Outros temas surgem em chamada de capa, como o do artigo assinado por Jo-Anne Ferreira (Trinidad e Tobago) e Naidea Nunes, da Universidade da Madeira, intitulado “Old Love Songs: Antigas Canções de Namorados”, ensaio que recupera a vida e a obra de Maria Mónica Reis Pestana (Madeira,1902 – Trindade, 1996), que foi para a ilha de Trindade em 1921, e que, em 1992, compôs o livrinho de antigas canções de amor portu­guesas, sob o título Antigas Canções de Namorados, singela memória desta pouco lembrada emigração madeirense dos anos 20, que perdurou até, pelo menos, 1975.

Ainda com chamada de capa, de referir o excelente ensaio sobre ‘Lacerda & Debussy’, escrito e publicado em inglês, mas acompanhado de tradução portuguesa. Os escritos pianísticos do compositor açoriano Francisco Lacerda, aproximados da obra de Claude Debussy, constituem um breve estudo do professor e pianista João Bettencourt e são um bom exemplo de confluência de saberes e práticas. De resto, na área musical, este não é o único trabalho na Islenha 60, que também propõe artigos e ensaios no âmbito da literatura (como o ensaio do notável poeta castelhano Crespo Massieu) e da história, através do ensaio de Ana Madalena Trigo de Sousa, sobre “O Poder Municipal na Madeira”, texto que apresenta os resultados desta linha de investigação, dando a conhecer as problemáticas investi­gadas, o corpus documental utilizado e os procedimentos metodológicos ali seguidos, refere o comunicado.

A Revista está à venda (por 15,00 €) na Loja de Livros daDRC Madeira, à Rua dos Ferreiros, 165, nas livrarias habituais (na Região e no País), e pode ser encomendada através do e-mail lojalivros.drcmadeira@gmail.com ou islenha.assinaturas@gmail.com