Festas em paróquias vão animar terceiro domingo de julho

*Com Sílvio Mendes

Os meses de verão têm muitos motivos de diversão na Madeira e Porto Santo em especial com as realização de festas religiosas nas quais ainda estão bem ativas as tradições que as fizeram ser tão estimadas por uma alargado número de pessoas.
Um arraial madeirense tem algo de muito particular que cativa gente das mias díspares idades, notando-se agora a adesão de muitos jovens, até porque os organizadores dessas festas cada vez mais escolhem grupos e cantores que sabem ser do agrado da «malta jovem».
Para os de mais idade as bandas filarmónicas continuam a animar as tardes e noites desses arraiais, dando-lhes oportunidade de reviverem outros tempos. As filarmónicas são parte integrante dos nossos arraiais e o esforço que os seus elementos, entre eles muitos jovens, fazem tanto no acompanhamento das romagens como nas procissões, é de louvar.
No domingo 16 de julho em seis paróquias da madeira vão ser celebradas festas e aqui damos a lista dos locais onde as pode apreciar e participar.

 São Gonçalo 

A paróquia de São Gonçalo vai celebrar a solenidade do Santíssimo Sacramento.
A missa terá início às 16h30 e será seguida da procissão.
No sábado a missa da vigília principiará às 20 horas

 Duas festas na Ribeira de Machico 

A paróquia do Bom Caminho também conhecida como Ribeira de Machico, situada na freguesia de Santo António da Serra, vai celebrar a festa da sua padroeira (Nossa Senhora do Bom Caminho) no sábado 15 de julho.
A Eucaristia principiará às 19 horas, sendo seguida de procissão.
No domingo, dia 16, aquela paróquia irá realizar a festa do Santíssimo Sacramento com missa às 17 horas.
A procissão que sairá no final da celebração eucarística percorrerá um itinerário onde será colocado um tapete de flores feito pela população.
Haverá arraial actuando o conjunto «Impacto», na sexta-feira, após a missa celebrada às 20h30.
No sábado às 18 horas e às 20h45 haverá música com a Banda Municipal de Santana e a partir das 21 horas actuará o conjunto «Amigos da Música».
A animação musical no domingo integrará a Banda Municipal de Santana às 16 horas e às 18h45, o Grupo de Folclore do Porto da Cruz às 19 oras e o conjunto musical «De passagem», às 19h45

Paróquia do Carmo

Situada na freguesia de Câmara de Lobos, a paróquia do Carmo vai estar em destaque no próximo domingo com a realização da festa de  Nossa Senhora do Carmo, que é a padroeira daquela comunidade.

Santa Cruz

No domingo 16 de julho a paróquia de Santa Cruz vai celebrar a festa em louvor do Santíssimo Sacramento, iniciando-se a Eucaristia às 14 horas, seguida de procissão
No sábado às 20 horas principiará a missa da vigília.

 Câmara de Lobos

No próximo domingo às 18 horas na igreja de Câmara de Lobos vai ser celebrada a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.
No final da Eucaristia sairá a procissão que percorrerá a Praça da Autonomia naquela cidade.