Carlos Nóbrega e Joana Velosa vencem “IV Triatlo Coastal Challenge–Funchal Triathlon 2017“

Foto DR.

Decorreu no passado Domingo, 09 de Julho, o “IV Coastal Challenge – Funchal Triathlon 2017” competições pontuáveis para os Campeonatos Regionais de Triatlo 2017 (13ª etapa), para o Campeonato Regional e Clubes Jovens (13ª etapa), e para o Campeonato Nacional Jovem 2017 (10ª etapa), trazendo à Madeira cerca de quarenta triatletas de 8 clubes nacionais.

Esta competição disputada na zona Hoteleira da Estrada Monumental/Lido, trouxe uma exigência pouco habitual aos triatetas, não só pelo percurso de natação, mas fundamentalmente pelo percurso de ciclismo muito exigente (entre o Lido e a rotunda do Assicom) , que colocou a prova as capacidades dos presentes durante 10 voltas.

De igual modo segmento de corrida disputado na promenade da zona hoteleira, trouxe uma exigência extra decorrente de um percurso não linear, com subidas e descidas que fizeram aumentar o fosso entre os atletas melhor preparados e os restantes.

A manhã competitiva iniciou-se pelo Triatlo Olímpico e Triatlo S.Sprint, com partidas separadas, tendo os triatletas do Triatlo Olímpico de nadar 1500m na praia do Gorgulho, pedalar 40kms na Estrada Monumental, e correr 9kms pela promenade do Lido, enquanto que os participantes do Triatlo S.S.print, tinham as distâncias de 375m de natação, 8kms de ciclismo e 3kms de corrida.

Nesta primeira prova de na distância Olímpica na presente época desportiva, Carlos Nóbrega (ACD Jardim da Serra), alcançou o triunfo, fruto de um melhor segmento de corrida final, que permitiu distâncias Rricardo Rosa (CD Escola de Santana) que acabou na 2ª posição , e Paulo Margarido (GD Corticeiras) que veio a realizar o melhor segmento de natação e a concluir em 3º. Nas senhoras, a triatleta Joana Velosa (GD Corticeiras) foi a grande vencedora, relegando para a 2ª posição a sua colega de equipa, Marla Vieira.

Na classificação por equipas, o destaque foi para o CD Escola de Santana, vencendo por curta margem o ACD Jardim da Serra e o CD Corticeiras, que por esta ordem completaram o pódio.

Igualmente no período da manhã decorrer a competição de Triatlo Super Sprint, que teve como vencedores individuais, Pedro Sousa (CF Andorinha) e Joana Sousa (CD Aquático/Venda do Sócio).

No período da tarde, decorreu a 4ª edição do Aquatlo Jovem da Madeira, competição nacional que contou com a presença de mais de uma centena de triatletas, entre os quais quanta dos melhores triatletas nacionais dos escalões de formação.

Iniciando-se a jornada pelo escalão de Juvenis, sendo de referir as vitórias de Rui Sousa (Associação Naval Amorense) e Gabriela Silva (CF Andorinha). Em Iniciados, Gonçalo Santos (ACD Jardim da Serra) e Rafaela Silva (Clube de Natação do Cartaxo) alcançaram o triunfo nesta categoria. Em Infantis, vitória nos masculinos para Tomás Remessmo (Ludens Machico/Máxima Dinâmica) e Beatriz Sequeira (CD Aquático/Venda do Sócio).

Nos Benjamins e para conclusão da jornada, as vitórias vitórias sorriram a Tomás Sousa (Associação Naval Amorense) e Margarida Góis (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica).

Participaram neste evento 15 Escolas de Triatlo/Clubes, (Oito Nacionais), com especal destaque para as equipas regionais, vencendo colectivamente o CF Andorinha, sendo 2º o Núcleo do Sporting da Golegã e 3º o CD Aquático/Venda do Sócio.

O IV Triatlo Coastal Challenge – Funchal Triathlon 2017, teve na organização a A.R.T.M ( Associação Regional de Triatlo da Madeira ), contando com o forte apoio da Câmara Municipal do Funchal, Frente Mar do Funchal, AMDpt, SER – DRJD e FTP, contando igualmente com o apoio dos privados, Auto Zapecar; Europcar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico, Fisiomadeira e Socorro Madeira.