Diretor Regional do SIS a 16 maio na tertúlia do Conselho de Cultura da UMa

O Diretor Regional da Madeira do Serviço de Informações e Segurança (SIS), António Luís Silva, é o orador convidado para a próxima tertúlia do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira, que se realizará no dia 16 de maio, a partir das 18h30, no Auditório do Colégio dos Jesuítas.

A tertúlia tem entrada livre e vai debruçar-se sobre o tema “Emigração Imigração – Os Herdeiros de Malthus”.

Após uma breve abordagem histórica dos Serviços de Informações em Portugal, o orador convidado vai fazer o enquadramento jurídico do SIS e do SSI – Sistema de Segurança Interna.

António Luís Silva vai também explanar o que são e para que servem as informações de Intelligence e abordar o êxodo migratório que se vive atualmente.

António Luís Silva é licenciado em Direito. Entre 1982 e 1988, foi Oficial da Força Aérea
Portuguesa, tendo sido distinguido com dois louvores de nível 5 e agraciado com um outro pelo General Comandante das Forças Americanas estacionadas na Base Aérea das Lajes. Em 1988, iniciou as suas funções no SIS, onde frequentou diversos cursos, dos quais se destacam o Curso Geral de Informações em Itália junto do SISDE, os Cursos de Análise e Tratamento de Documentação e o de Caracterização e Disfarce, ambos em Espanha junto do CESID (actual CNI), e o curso de Intelligence Operations, ministrado pela CIA.

Participou ainda em representação de Portugal e integrado em equipas do Estado-Maior-General das Forças Armadas / Centro de Informações e Segurança Militares na área de Contrainteligência em exercícios NATO no Reino Unido e em França. É ainda Auditor do Instituto da Defesa Nacional em Gestão Civil de Crises e de Defesa Nacional.

Após a tertúlia, segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu. A participação no jantar debate requer marcação, até ao dia 15 de maio, preenchendo o formulário disponível em https://goo.gl/Z3pqU0.