IVBAM associa-se à Festa da Flor divulgando produtos regionais

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM  (IVBAM) associa-se à Festa da Flor, com um conjunto de acções promocionais que reúnem alguns dos produtos mais emblemáticos da Região, nomeadamente o bordado Madeira, o artesanato regional, o Vinho Madeira e o rum da Madeira.

Até 15 de Maio, entre as 10h00 e as 20h00 horas, o bordado Madeira e o artesanato regional estarão em destaque no Largo da Restauração – Avenida Arriaga, ostentando as mais variadas peças, informa uma nota.

O bordado Madeira, contará com uma bordadeira a demonstrar a arte de bordar “ao vivo”, bem como com a presença de três empresas de Bordado Madeira, nomeadamente Abreu & Araújo, Lda, Bordal – Bordados da Madeira, Lda e Casa do Turista, Lda.

O artesanato regional será representado por 34 artesãos, divididos em três grupos rotativos, que demonstrarão a sua arte ao vivo, representando diversas áreas da nossa cultura, quer de expressão mais tradicional, ou mais contemporânea. Como complemento, e numa vertente mais didáctica e interactiva serão realizados dois workshops de vimes, nos dias 10 e 19 de Maio, pelas 15 horas, na praça do Povo.

O Vinho Madeira marcará presença através de acções de showcooking com originais combinações gastronómicas com vinho Madeira, iguarias regionais e flores.

Os chefs Octávio Freitas, do Hotel Four Views, Yves Gautier, do Hotel Quinta da Serra e Fábio Barros, do Hotel Porto Mare, aceitaram o desafio do IVBAM e apresentarão os showcookings que contarão com o vinho Madeira de seis empresas: HM Borges, Henriques & Henriques, J. Faria & Filhos, Justinos Madeira Wines, Pereira de Oliveira e Vinhos Barbeito.

Estas degustações poderão ser apreciadas, por madeirenses e turistas, na Praça do Povo, nos dias 15, 16 e 17 de Maio, entre as 15h00 e as 15h45.

As acções promocionais são co-financiadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional, informa o GR.