Vão começar as visitas do Espírito Santo


Amanhã, domingo, 23 de abril, vão ter início as visitas do Espírito Santo nas paróquias da Diocese do Funchal.
Após a celebração da missa os grupos compostos por três homens e duas meninas denominadas de «saloias» percorrem os sítios levando a alegria pascal às famílias, mantendo-se assim uma tradição com muitos anos.
Estas visitas vão ter lugar nos domingos do Tempo Pascal, até ao Domingo de Pentecostes, este ano no dia 4 de Junho.
A devoção ao Espírito Santo na Madeira é muito antiga, tendo a sua origem no início do povoamento, por meados de 1425. Os elementos que integram estas visitas, normalmente três homens com capas vermelhas e duas «saloias» efetuam visitas às diversas casas a da comunidade paroquial tendo como objetivo levar a cada família «a alegria de Cristo Ressuscitado» e recolher fundos que têm diversas finalidades como a ajuda aos pobres, ou para obras na igreja, entre outros.
A devoção ao Espírito Santo na Madeira e Porto Santo teve a sua origem na época da descoberta da ilha em 1420, e no início do povoamento, por meados de 1425. Ao fazer o reconhecimento da zona de Câmara de Lobos, João Gonçalves Zarco, o descobridor da Madeira,  demarcou no próprio terreno o espaço dedicado à futura construção duma capela em honra do Espírito Santo.Também é vulgarmente conhecida como capela da Imaculada Conceição.
Com o desenvolvimento da Madeira e o seu crescimento populacional, outras capelas Lhe foram dedicadas.
Para o povo madeirense as visitas do Espírito Santo constituem uma verdadeira festa, pois em muitas localidades reúne-se a família, para receber «o Espírito Santo», que vem abençoar a casa e a família. Há sempre um espírito de fé, pois a visita é recebida com muito respeito e muita dignidade.