OCM apresenta concerto de Carnaval a 26 de Fevereiro

 

jose-eduardo-gomes

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta-se no próximo dia 26 de Fevereiro, às 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira (Casino) com o seu tradicional e animado concerto de Carnaval.

A Orquestra Clássica da Madeira salienta o seu desejo de apresentar-se nesta temporada com o desígnio reforçado de convidar o seu público a contemplar as criações musicais que fazem parte do património imaterial da humanidade. “Os moldes de gestão artística e dimensão actual da orquestra permitem-nos ambicionar a apresentação de reportórios desafiantes, convidar maestros e solistas que com o seu prestígio nacional e internacional, por certo, vão fazer desta temporada um sucesso ímpar na actividade cultural da nossa região”, refere a OCM.

Anualmente, no concerto de Carnaval, a Orquestra “veste-se” num registo diferente, com o fito de surpreender e divertir o público, proporcionando ao mesmo tempo bons momentos aos melómanos.

Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis no La Vie Funchal Shopping Center, na Loja Naturalmente Português (Piso 1), das 09:00 às 22:00, e no dia do concerto no local, a partir das 14:00.

Do programa deste concerto de Carnaval constam obras de Hector Berlioz (1803 – 1869), nomeadamente o “Carnaval Romain”; de P-D-Q Bach (1935 –  ), será tocada a obra Eine Kleine NichtMusik; de Johann Strauss II (1825 – 1899), a peça Eine Nacht in Venedig  -Ouvertüre; de Gioachino Rossini (1792 – 1868), a Abertura Guilherme Tell; de Malcolm Arnold (1921 – 2006) , A Grand Grand Overture; de Jacques Offenbach (1819 – 1880), o Can Can do Orphé aux Enfers; de Johann Strauss II (1825 – 1899), a Kunstler Quadrille Op.201; e e de Johann Strauss (1804 – 1849), a Orpheus-Quadrille Op. 236.

José Eduardo Gomes, maestro

José Eduardo é maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, do Coro do Círculo Portuense de Ópera e da Orquestra Clássica da FEUP. Recentemente foi laureado com o 2º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos – RTP Antena 2, na categoria de Direção de Orquestra, tendo obtido igualmente o Prémio da Orquestra.

Iniciou os seus estudos musicais com o clarinete na sua cidade natal, V. N. Famalicão. Mais tarde, continuou estudos na ARTAVE e ESMAE – Porto, onde se formou na classe do Prof. António Saiote. Prosseguiu estudos em Direcção de Orquestra na Haute École de Musique de Genève (Suíça), com Laurent Gay e direção coral com Celso Antunes. Realizou masterclasses de direção de orquestra com Jorma Panula, Antonio Saiote, Cesário Costa, Jan Cober, Gianluigi Gelmetti, Jesus Lopez Cobos, Alexander Polishuk, Ernst Schelle, Luiz Gustavo Petri, Douglas Bostock, José Rafael Vilaplana e Peter Rundel.

José Eduardo é membro fundador do Quarteto Vintage com o qual se apresenta regularmente em Portugal, Itália, Bélgica, Suíça, Japão e Canadá.

Foi distinguido em competições nacionais e internacionais como o “Prémio Jovens Músicos RTP Antena 2 “, Portugal; “Concurso Marcos Romão” e “Concurso Internacional Villa de Montroy”, Valência (Espanha).

Tem sido convidado regularmente para dirigir a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Militar do Porto, Remix Ensemble Casa da Música, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica do Sul, Philharmonic Argovie, Orquestra de Sofia e Orchestre de la Haute Ecole de Musique de Genève e Zurique, Orquestra Sinfónica Kaposvár, entre outros. Entre 2008 e 2011 foi maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça.

Nos últimos anos, José Eduardo teve a oportunidade ser maestro assistente de Martin André na Momentum Orchestra Perpetuum na Casa da Música, e de Peter Eötvös com a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, dois momentos muito importantes do seu desenvolvimento como maestro. Tem tido também o prazer de dirigir solistas como Bruno Giuranna, Atar Arad, Helen Callus, Roger Meyers, Iva Barbosa, Otto Pereira, João Sousa, Francisco Luis Vieira, Ana Luísa Pereira, Carolino Carreira, Francisco Pérez, Mário Laginha, André Dias, Joana Seara, Rui Gama, Ana Maria Pinto, Job Tomé, Luisa Tender, Henk van Twillert, Vitorino, Aldo Salvetti, Armando Mota, Ricardo Gaspar, Pedro Lopes, José Corvelo, Tomás Matos, Artur Pizarro, Marina Pacheco, Sérgio Pacheco ou Natalia Pegarkova.