Espetáculo de Teatro e Música na Ponta do Sol a 27 janeiro

escola-p-solNo âmbito das comemorações dos 40 anos da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, no próximo dia 27 de janeiro, sexta-feira, pelas 20h00, será apresentado um Exercício-Espetáculo das Disciplinas de Teatro e Música, no auditório do Centro Cultural John dos Passos.

Este evento de Educação Artística, com direção artística e pedagógica da responsabilidade dos professores Zé Abreu e Duarte Inácio, está aberto a toda a comunidade e terá entrada gratuita.

A abertura do espetáculo será feita pelos alunos da disciplina de Música que, através de um projeto de Banda Pop Rock, vão apresentar o tema musical “Loucos de Lisboa”, a partir dos Ala dos Namorados. Seguem-se os trabalhos de palco com os alunos da disciplina de Teatro que vão apresentar os seguintes sketches teatrais: “Poderes de um Mágico, pequena comédia sobre os poderes de um mágico que coloca os elementos de uma família a agir como animais, tais como: uma galinha, um cão, um gato e um lobo.

Segue-se uma performance intitulada “Os Nossos Maiores”, que aborda uma história onde os alunos debatem a problemática de alguns dos nossos idosos que são colocados nos lares e raramente recebem uma visita dos familiares e amigos.

Com a peça “União, Bem e Mal” vamos assistir a uma interessante conversa entre uma personagem chamada “União” e os seus amigos conhecidos por “o Bem” e “o Mal”. Depois, será a vez da comédia “Concurso dos Falhados”, que não é mais do que um quadro hilariante entre um apresentador de um concurso de talentos e dois irreverentes candidatos.

O género de drama também entrará em cena com a peça “Diz Não ao Bullying”, que é uma história teatral contra todos os atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia na pessoa atingida. Realça-se que todos os textos que subirão ao palco, foram escritos pelos alunos em contexto de sala de aula, sob a orientação do professor de teatro.

Haverá tempo também para um momento de Teatro de animação através do malabarismo com bandeiras, bolas, prato chinês, lenços e devil stick.

O público terá ainda a oportunidade de assistir a um tema interpretado nos cordofones madeirenses intitulado “Ai bate o pé”, que será apresentado pelos alunos de Música.

A finalizar, teremos uma recriação teatral de intervenção sobre o “Dia da Restauração da Independência”, com a participação de 47 alunos e ainda alguns elementos da comunidade educativa.
A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol é , atualmente, a única escola da Região autónoma da Madeira a oferecer o Teatro como Disciplina de Educação Artística aos alunos do sétimo 7.º e 8.º anos, do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Há treze anos que os alunos desta escola apresentam semestralmente, à comunidade, o seu
exercício prático de Educação Artística, pois acreditamos que as artes na educação, como o Teatro e a Música, incluídas no currículo, têm um papel fundamental na formação integral dos alunos.