Fim-de-semana de skate com nomes sonantes da modalidade

img_4786.jpg

O novo Skatepark do Funchal, inaugurado em Setembro pelo edil funchalense, Paulo Cafôfo, acolhe este fim-de-semana, no Jardim do Almirante Reis, o I Open de Skate do Funchal, um evento da CMF, organizado pela Academia dos Patins, empresa responsável pela construção do parque. Conforme divulga a autarquia, é a primeira vez que se realiza na Região um evento desta envergadura, estando reservado ao vencedor um prémio de 2500 euros, que a organização considera o maior do ano em Portugal. Gustavo Ribeiro, skater que se sagrou Campeão Nacional no passado fim-de-semana, será o nome mais sonante de um cartaz que promete reunir os melhores do país na modalidade.

Este acontecimento decorre nos dias 22 e 23 de Outubro, entre as 10 e as 19h horas, tendo a organização assegurado a presença, além do campeão nacional, de Pedro Roseiro, Ruben Gamito, Renato Aires, Pedro Fangueiro, João Viola, Gabriel Ribeiro, Ruben Rodrigues, Bruno Senra, Rodrigo Albuquerque, Nuno Relógio e Tiago Pinto, nomes bem conhecidos de todos os entusiastas da modalidade. Este será, ainda assim, um evento aberto ao público e todos os interessados poderão inscrever-se gratuitamente, ficando habilitados a vencer o prémio final, adianta a CMF.

Além dos melhores skaters a competir, a organização convidou atletas de outras modalidades inline e BMX, como Samuel Dias, Nuno Faria, Miguel Rebelo, Pedro Ferraz e Bernardo Oliveira, que, ao longo do fim-de-semana, farão demonstrações da sua modalidade. O evento foi pensado para ter diversas exibições nos períodos da manhã, ficando a competição propriamente dita reservada para a parte da tarde.

“Tendo em conta os níveis de afluência que o Skatepark tem registado e o facto do evento ser uma novidade no calendário desportivo da Região, a expectativa é para que se registe uma grande presença de público no Almirante Reis, durante o fim-de-semana”, declara a CMF.

O vereador Domingos Rodrigues, na apresentação formal do evento, lembrou que os cidadãos do Funchal decidiram, no âmbito do Orçamento Participativo, ter um skatepark. O skate, lembrou, está em vias de se poder vir a tornar uma modalidade olímpica.

“Tudo o que é ‘top’ a nível nacional estará presente” no evento que se realiza no próximo fim-de-semana, disse Domingos Rodrigues, que apelou a que os clubes desportivos integrem nas suas modalidades o skate e outras actividades que se praticam nos Skateparks.