Madeira marca presença em Fórum Mundial sobre Enoturismo

/LC/

Imagem do site do Instituto do Vinho Madeira
Imagem do site do Instituto do Vinho Madeira

Debater, conjuntamente, a importância do Enoturismo e o seu desenvolvimento futuro, a favor das regiões que, atualmente, encontram, neste nicho, uma oportunidade de valorização turística no mercado, junto dos seus turistas. São estes os principais objetivos da 1ª Conferência Global sobre Enoturismo, que se encontra a decorrer em Kakheti, na Geórgia, até ao próximo dia 9 de setembro, na qual a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura faz-se representar, através da Direção Regional do Turismo, num evento onde também marca presença o Instituto do Vinho da Madeira.

A iniciativa, que integra a participação da Organização Mundial do Turismo, conta com a presença de representantes do setor do turismo, à escala mundial e reúne, também, vários especialistas nesta área, tendo por base a reflexão em torno do que se espera que venha a ser o crescimento sustentado deste produto e a melhor forma de gerir a sua evolução com a restante oferta turística existente.

DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL DA “ROTA DO VINHO MADEIRA”

A participação da Madeira nesta Conferência representa, para o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, «uma excelente oportunidade, quer do ponto de vista da recolha de informação, quer no que toca à necessária divulgação internacional do Projeto “Rota do Vinho Madeira”», formalizado no passado dia 5 de julho.

Projeto que, tal como relembra Eduardo Jesus, visa «valorizar e promover aquele que é um dos produtos regionais mais conhecidos em todo o mundo, associando-o à imagem do destino e reforçando, com isso, não só o seu consumo interno como o lançamento de novos produtos turísticos que favoreçam a descoberta e a interpretação da cultura do Vinho, na Região».

Paralelamente, explica o governante, a implementação da “Rota do Vinho Madeira” «vem defender o nosso património cultural e criar as bases para que a Madeira se afirme como um território enoturístico, tendo por base uma estratégia de desenvolvimento complementar a outros setores económicos, com benefícios diretos para a Região e para a sua população».

Recorde-se que esta iniciativa é da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e tem, como parceiros, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e os Municípios de Câmara de Lobos, São Vicente, Machico, Porto Moniz e Calheta.