Acessos à Praia Formosa atulhados de carros e parque da Câmara vazio

trânsito estacioanmento praia formosaEstacionamento irregular na via pública e recém-criado parque da Câmara às moscas. O cenário, esta manhã, na zona da Praia Formosa.

Com a chegada da época estival, a temperatura promete subir em termos de paciência e os ânimos poderão escaldar, caso se mantenha a situação de estacionamento irregular nos principais arruamentos de acesso à Praia Formosa.

Com a tentação de deixar o carro parado o mais perto possível do calhau, muitos condutores ignoraram o código de estrada e o direito à mobilidade dos restantes utilizadores do espaço, que para saírem da zona só de “marcha-atrás”, ao longo de muitos metros.

estacionamento trânsito prais formosa

Isto sem esquecer que, tratando-se de uma zona balnear frequentada diariamente por milhares de pessoas, deverá ter os acessos desimpedidos para qualquer situação de emergência.

Esta manhã, eram já visíveis os constrangimentos no trânsito devido à ocupação da faixa de rodagem por largas dezenas de viaturas, apesar das linhas amarelas a proibir o estacionamento. Nem o espaço reservado ao serviço de táxi foi poupado.

estacionamento trânsito prais formosa

Na zona de entrada principal da praia, junto ao antigo estacionamento agora fechado, a acumulação de automóveis ocupava já as bermas de lado a lado da estrada, tornando impossível qualquer manobra de inversão de marcha. Em situação de evacuação imediata, é de prever sérios condicionantes a viaturas de maior porte, como as de emergência.

Nos acessos a nascente, o estacionamento selvagem era também já uma realidade, com muitas viaturas a ocuparem os passeios.

estacionamento praia formosa

Entretanto, um metros mais acima, o parque disponibilizado desde ontem pela Câmara do Funchal, conforme noticiado pelo FN, encontrava-se de portões abertos, mas completamento vazio.

O desconhecimento da existência do espaço e a falta de sinalética poderão justificar para já a ausência de utilizadores.

O FN esteve no local e pôde constatar que o parque de terra batida é uma solução de recurso para colmatar os lugares “perdidos” pelo encerramento da estrutura existente junto à praia, propriedade privada.

estacionamento praia formosa

Neste momento, as condições são muito pobres, em termos de piso, e de gestão dos espaços de estacionamento. Não existem marcas nem qualquer outro dispositivo que oriente o parqueamento, o que poderá originar novamente situações de abuso e indisciplina, em caso de sobrelotação.

O parque é gratuito e está localizado no terreno junto à ponte, no estaleiro que fica logo no início da descida para a Praia Formosa. Existem máquinas e brita no local, o que indica futura intervenção no sentido de melhorar as condições de utilização.