Concurso escolar sobre a UE oferece receitas à Associação de Paralisia Cerebral

A Escola Profissional Cristóvão Colombo venceu o primeiro concurso escolar subordinado aos 30 anos de integração de Portugal na UE, um certame lançado pela eurodeputada madeirense Cláudia Aguiar e no qual participaram cerca de 220 alunos da Região. As receitas da venda dos trabalhos reverterão a favor da Associação de Paralisia Cerebral.

As equipas premiadas do concurso escolar promovido por Cláudia Aguiar.
As equipas premiadas do concurso escolar promovido por Cláudia Aguiar.

Para comemorar o Dia da Europa que se assinala esta segunda-feira, 9 de Maio, decorreu na passada sexta-feira, no Museu de Eletricidade “Casa da Luz”, a cerimónia de encerramento do Concurso Escolar “30 Anos de Integração de Portugal na UE”, da organização da Deputada ao Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar, em parceria com o Centro de Informação Europe Direct Madeira.

A cerimónia contou com a presença e com intervenções do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, da deputada ao Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar e do coordenador do Centro de Informação Europe Direct Madeira, Marco Teles.

É de assinalar que esta primeira edição do Concurso Escolar, que decorreu entre dezembro de 2015 a maio de 2016, contou com a inscrição de 220 alunos, distribuídos por 55 equipas, envolvendo 21 docentes de 14 escolas da Região.

O concurso consistiu na realização de três projetos nas áreas da fotografia, pintura e vídeo inspirados na temática geral do concurso – 30 Anos de Integração de Portugal na UE.

Durante a cerimónia, foram atribuídos os certificados de participação às equipas e divulgados os resultados finais, sendo que as cinco equipas melhores classificadas irão receber como prémio uma viagem a Bruxelas para visitar o Parlamento Europeu.

As equipas premiadas são:

1.º classificado – Equipa: FTW (For The Win) – Escola Profissional Cristóvão Colombo;

  1. classificado – Equipa: Pérola Europeia – Escola Básica e Secundária de Machico;

3.º classificado – Equipa: Euro Luso4 –  Escola Básica e Secundária de Machico;

4.º classificado – Equipa: Sol – Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol;

5.º classificado – Equipa: EFA Zarco – Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Após a cerimónia, decorreu a inauguração da exposição dos trabalhos dos alunos no Concurso Escolar, que estará patente ao público no Museu Casa da Luz até ao dia 14 de Maio, com entrada livre.

Os trabalhos dos alunos serão vendidos, durante o período da exposição no Museu Casa da Luz, e o seu valor reverterá na sua totalidade para a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira.