Mais uma oportunidade para os empreendedores da Região

Foto: madeira.com
Foto: madeira.com

**Programa Erasmus para Jovens Empreendedores foi ontem apresentado.

Decorreu ontem de manhã no CEIM – BIC Madeira, a apresentação pública do programa Erasmus para Jovens Empreendedores, que é uma iniciativa da Comissão Europeia, no âmbito do “Small Business Act”, cuja aplicação na RAM é da responsabilidade da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através do CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira.
O programa “Erasmus para Jovens Empreendedores” ajuda os empreendedores europeus que pretendam criar o seu próprio negócio a adquirir as competências necessárias para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa. Os novos empreendedores reúnem-se e trocam conhecimentos e ideias de negócio com um empreendedor experiente, com quem ficam e colaboram por um período de 1 a 6 meses. A estadia é financiada de acordo com os valores tabelados (empreendedores da Madeira recebem uma bolsa mensal de 1.100 euros).
Presente na iniciativa, o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinhou a importância de mais esta iniciativa de fomento ao empreendorismo que está a ser desenvolvido na Madeira pelo CEIM, e classificou o programa como uma “grande oportunidade” para empreendedores e para empresários.
Recordando que este é um programa “win-win”, ou seja, que traz benefícios para os dois tipos de participantes, o Secretário Regional diz que estes intercâmbios que são fomentados no âmbito da iniciativa são molas impulsionadoras para os empreendedores. “Fundir dois conceitos tão fortes como o empreendorismo e o Erasmus é realmente algo inovador”, disse.
A presidente do CEIM, Patrícia Dantas de Caires, aproveitou a ocasião para explicar em que consiste o programa e apresentar alguns dos resultados da iniciativa de âmbito europeu, mostrando três histórias de sucesso de edições anteriores: dois empreendedores e um empreendedor de acolhimento.
Na Madeira, o CEIM orientou um total de 29 intercâmbios e para esta edição do programa estão previstos 20 intercâmbios. As candidaturas estão já abertas e prolongam-se até Janeiro de 2018, sendo que neste momento já está a ser tratada uma candidatura.
Todos os interessados poderão obter mais informações em www.ceim.pt