Os ‘Sete Magníficos’ na África do Sul

fullsizerender.jpg
Ilustração: José Alves

A cavalgada dos ‘Sete Magníficos’, é como, evocando um clássico ‘western’ de sucesso, se poderia classificar a triunfal incursão que o edil funchalense, Paulo Cafôfo, continua a protagonizar por terras da África do Sul. Com o seu irresistível sorriso, Cafôfo tem aparentemente cativado os mais abastados representantes da comunidade portuguesa. Mas porquê, esta rábula dos ‘Sete Magníficos’?

Não é apenas por causa da cabeça redonda e calva do presidente da Câmara do Funchal, que lembra de imediato a de Yul Brynner. É também por, segundo ‘O Século de Joanesburgo’ do dia 18, numa visita à Casa da Madeira daquela cidade, o presidente ter elogiado os membros da sua comitiva, garantindo: “Tenho a certeza que os sete membros desta delegação serão os novos embaixadores da vossa comunidade portuguesa na África do Sul”. Embaixadores, nem mais nem menos!

De caminho, Cafôfo ouviu Vasco Martins, presidente da Casa da Madeira de Joanesburgo, confessar-se “muito magoado” por Miguel Albuquerque, presidente do Governo da Madeira, ter estado em Joanesburgo em Dezembro e não ter visitado a Casa da Madeira.

Ora, por entre os elogios a Cafôfo e os ‘recados’ a Albuquerque, o FN gostaria apenas de recordar a extraordinária capacidade do DN-Madeira travar uma guerra em duas frentes. De facto, a actual comitiva integra o gerente executivo e o director-adjunto do matutino ‘independente’ madeirense, e, embora agora seja Cafôfo, também Albuquerque já foi parceiro de brincadeiras nesta coisa de visitar as comunidades e elogiar os empresários da diáspora, à cata de bolívares ou de rands. A polivalência é uma coisa linda e sempre agradável de ver. Alguns poderiam argumentar que isso de passar a mão pelo pelo dos emigrantes abastados em busca de apoio financeiro foi chão que já deu uvas. Mas nem o DN-Madeira pensa assim, nem, parece, Cafôfo, que entre safaris e jantares, segue na ilustre peugada do seu antecessor.

O FN sugere, a respeito dos novos desinteressados ‘embaixadores’, das comunidades portuguesas na África do Sul, que o leitor se encha de imaginação e procure imaginar este filme:

Paulo Cafôfo no papel de Yul Brynner

José Bettencourt da Câmara como Eli Wallach

Agostinho Silva enquanto Robert Vaughn

José Miguel Iglésias como Steve McQueen

Domingos Azevedo como Charles Bronson

Roberto Ferreira enquanto James Coburn

Manuel Vieira como Horst Buchholz.

Dá uma película emocionante.

Entretanto, quem paga estas viagens de negócios, com estadas em hotéis de mais de 300 euros por noite?

Fica à consideração.