Comissário Moedas vem à Madeira para o Roteiro da Ciência

Carlos moedas

O comissário europeu Carlos Moedas traz o Roteiro da Ciência à Madeira a 21 e 22 de Abril a convite do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Na agenda desta visita cujo foco incidirá na investigação, ciência e inovação, o comissário irá manter encontros bilaterais com o Governo Regional, autarcas, investigadores e empresários, visitando também vários centros de investigação da Universidade de Madeira e o Madeira Interactive Technologies Institute, e contactando com start-ups, PMEs e empresas madeirenses de maior dimensão.

O Roteiro da Ciência acontece no período em que se comemoram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE). A Região Autónoma da Madeira é a segunda região a receber o Roteiro da Ciência, iniciativa que pretende explicar a acção da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência, e Inovação, nomeadamente os instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), além de conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, e bem assim de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

Carlos Moedas é o responsável pelo Horizonte 2020, o programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação. Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projectos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano.

Carlos Moedas pretende, nesta visita, conhecer em detalhe os desafios com que a RAM se depara e dar a conhecer os diferentes instrumentos europeus disponíveis.

Conforme declara, “é com grande satisfação que visito a Região Autónoma da Madeira no âmbito dos Roteiros da Ciência. Investir na ciência e inovação é a melhor forma de promover o crescimento sustentável. O Horizonte 2020, que tenho o privilégio de gerir, é um dos maiores programas do mundo de financiamento à investigação e à inovação. Com esta visita procuro conhecer melhor os cientistas e empreendedores madeirenses e dar a conhecer as múltiplas oportunidades proporcionadas pela União Europeia”.

A visita começa a dia 21 de Abril com uma reunião bilateral com vários membros do Governo Regional da Madeira na Quinta Vigia.

Segue-se uma manhã dedicada à comunidade de investigação, que se inicia com uma reunião que junta o secretário regional da Educação, o reitor da Universidade da Madeira e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI). Na presença do presidente do Governo Regional, será depois feita uma visita a quatro instituições de investigação da Universidade da Madeira: Centro de Química da Madeira; Isolexis/Banco de Germoplasma; Laboratório de Genética Humana e Laboratório de Crescimento Físico Humano e Desenvolvimento Motor. Segue-se uma visita ao M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute, um instituto de inovação, pioneiro na Madeira na participação em programas europeus, em particular os fundos Creative Europe, Bolsas Marie Curie e o Instrumento PME. O comissário europeu visita ainda o Observatório Oceânico da Madeira, entidade que se autonomizou no âmbito da ARDITI.  Sempre acompanhado por representantes do Governo Regional, o Carlos Moedas dedicará também a sua agenda a várias empresas madeirenses de diferente dimensão. Ainda no espaço do Madeira Tecnopolo, o comissário faz uma visita ao Centro de Empresas e Inovação da Madeira e à empresa madeirense Awaiba, apresentada como líder mundial na produção de câmaras ópticas microscópicas. Seguidamente almoçará com investigadores das instituições madeirenses.

Na Ribeira Brava visitará, como não podia deixar de ser, a empresa ACIN– iCloud Solutions, uma empresa de software. Carlos Moedas pretende conhecer empresas inovadoras vocacionadas para a sustentabilidade energética e para a valorização dos recursos regionais. É por isso que visita a Central dos Socorridos da Empresa de Electricidade da Madeira, onde lhe serão apresentados projectos de acumulação de energia e de sustentabilidade energética.

Ainda no final do dia 21, o Comissário reúne-se com a Câmara de Comércio e Indústria do Funchal e com a Associação de Jovens Empresários.

No dia 22 conhecerá a empresa MadeBiotech, uma empresa de I&D nas áreas da Química Verde, da Biotecnologia, da Biorefinaria e da Energia.

Moedas e Albuquerque falarão à Imprensa no aeroporto do Funchal, antes da sua partida para Lisboa, no dia 22.