Mostra da Flor cria sinfonia de odores na Praça do Povo

SONY DSC
Fotos Rui Marote

A cidade ganhou um novo aroma e colorido com mais uma edição da Festa da Flor que é pretexto para trazer às Região milhares de turistas e encher os hotéis. Um dos principais pontos de atração deste programa é a tradicional  exposição alusiva às flores que está patente ao público, este ano em pavilhões implantados na Praça do Povo.

A cidade está airosa, perfumada e recomenda-se. A exposição prima desde logo pelo espaço mais amplo que oferece ao público e pela diversidade de eventos a ela associados, o que revela criatividade e eficácia da equipa que a dinamiza, adstrita à Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, bem como da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas.

A profusão da flora é digna de nota e a ela se mistura o encanto desta botânica singular que torna a Madeira afamada no mundo. Este ano, junto à maresia da velhinha Avenida do Mar – rebatizada de Praça do Povo – as paleta de flores fazem disparar os flashes e os madeirense e turistas cumprem com a visita obrigatória a esta mostra com anos de existência.

SONY DSC
O Mayor da África do Sul, que visitou a Madeira, visitou a Exposição da Flor, com o Secretários Regionais Eduardo Jesus e Humberto Vasconcelos.

SONY DSC

O FN recorda que tudo começou no antigo e renovado Ateneu Comercial do Funchal, na década de 50 do século passado, num espaço exíguo mas que serviu de rampa de lançamento de uma exposição floral que passou a ter créditos firmados. Depois, mostrou-se ao público na galeria da Secretaria Regional do Turismo e Cultura e, este ano, tem por palco a recente e movimentada Praça do Povo.

SONY DSC

As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias e distinguidas as melhores por um júri especializado.
A Praça do Povo será igualmente cenário de alguns workshops e mostras de artesanato, nomeadamente:

– Workshop de Tapetes de Flores
– Workshop de Vimes
– Workshop de Bordado Madeira
– Workshop de Vinho Madeira e Flores
– Workshop de Flores em Papel e Tecido
– Workshop de Pintura de Flores em Aguarela
– Workshop de Carving
– Workshop de Pinturas Faciais
– Workshop de Embutidos

SONY DSC

Muro da Esperança e Cortejo

Na manhã de sábado, segundo informa a SRETC,  tem lugar o Cortejo Infantil, no qual centenas de crianças, vestidas a preceito, desfilam até à Praça do Município para ali compor um belíssimo mural de flores simbolicamente denominado por “Muro da Esperança”.
Esta iniciativa, que se realiza há mais de três décadas, associa a singeleza infantil à delicadeza das flores, numa cerimónia que tem como propósito um apelo à paz no mundo. Cada criança leva uma flor e a cerimónia habitualmente culmina com uma largada de pombos e com um espetáculo infantil.

No domingo, é o ponto alto da festa com o clássico Cortejo Alegórico da Flor, que remonta a 1979. Nove grupos prestam homenagem à flora, fazendo deste cartaz um dos principais em termos de atratividade turística.

SONY DSC