Inauguração da exposição do Património Cultural do Arquipélago da Madeira

/LC/

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

Foi inaugurada ontem, 29 de março, nas futuras instalações do Museu de Arqueologia da Madeira, salas de exposição permanente, na esplanada média da fortaleza de São Tiago uma exposição sobre o título: Investigar. Proteger. Divulgar. Património Cultural do Arquipélago da Madeira.

Esta exposição é constituída por 50 imagens, que revelam pormenores de obras de arte, fotografia, escultura e pintura, para além de intervenções de restauro patrimonial.

Pretende-se apresentar aspetos menos conhecidos do público em geral sobre os trabalhos muitas vezes invisíveis da preservação da memória cultural, feita por técnicos das várias especialidades, com a coordenação dos serviços competentes da DRAC e depois DRC, através da direcção de serviços de Museus e de Património cultural ao longo de mais de uma década.

Esta exposição foi organizada pela Direcção de Serviços de Museus e Património Cultural da DRC/SRETC, Março de 2016.

A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h-17h.

 Investigar

A criação do conhecimento sobre as memórias patrimoniais, o seu registo, é um ato fundador para a compreensão do devir histórico, da diversidade e da riqueza da nossa identidade.

 Proteger

A conservação preventiva, as boas práticas patrimoniais e a conservação e restauro são essenciais à sua preservação. Teremos de ter a capacidade de transmitir às gerações futuras o legado do passado.

 Divulgar

Conhecer e proteger só se completam com a divulgação nas várias plataformas e para vários públicos desse conhecimento. A criação de uma consciência partilhada e de responsabilização coletiva sobre uma herança comum é essencial à sobrevivência da identidade cultural.