Jovem Francisca dá testemunho ao FN da importância do escotismo na descoberta do mundo

escutismo 1Maria Francisca Alegra é uma jovem que frequenta o ensino secundário e que partilha com os leitores do FN a paixão pelo escotismo, em tempo de aniversário desta importante organização. Num momento em que se criticam os jovens por estarem apenas rendidos ao “táctil” ou ao mundo virtual”, Francisca conta como o escutismo dá sentido à vida de jovens e adultos, numa descoberta permanente do indivíduo e dos outros.

O FN reproduz o testemunho desta jovem, na primeira pessoa.

“O escotismo ensinou-me a importância do respeito, da obediência e da disciplina.Esta é uma herança sem preço.

O Grupo 24 é a minha segunda casa, onde há regras, onde sei que sou aceite e estimada, onde sou ouvida, onde me divirto e aprendo, onde tenho como chefes modelos a seguir, onde ganho autonomia e onde sinto que estou sempre a crescer. 

Desde que sou escoteira, já tive a oportunidade de: conhecer muitas pessoas novas, todas elas me ensinam algo através de formações ou através de atitudes; sou convidada a visitar espaços novos (fazer levadas, ir ao canil Patinhas Felizes e tantos outros mundos que importa conhecer); a fazer coisas novas e desafiadoras (raids nocturnos, fogueiras, participar em fogos, conselhos, aulas de defesa pessoal, karting, entre outras ações que me ajudam a formar a minha cidadania) e, também, a ter momentos de reflexão que me ajudam a crescer e a amadurecer como pessoa.

O escotismo permite-nos aprender sobre como ser e estar, ajudar os outros, ganhar confiança em nós próprios e reforçar os nossos padrões éticos. Ser escuteiro implica ter objetivos e lutar por conquistá-los, sempre com o apoio do grupo.

Ser escoteira ensinou-me a aproveitar o tempo ao máximo, a querer ir sempre além e fazer melhor, a sorrir perante obstáculos, a não desistir, a trabalhar em equipa, a desafiar-me …

Ser escoteiro permite-me passar mais tempo com a Natureza e mais tempo em atividade física.  É um reencontro permanente, necessário e compensador.

Por tudo isto, só peço deivar-vos o desafio que também me foi feito: se tens entre 6 e 99 anos podes  juntar-te ao nós. O Grupo 24 está sediado em Santo António, e temos atividades todos os sábados.

Contamos ainda com umapágina no facebook https://www.facebook.com/AEP-Grupo-24-Funchal-1566406153572003/?fref=ts e podes contactar-nos por mail: grupo24@escoteiros.pt .

 O Grupo 24 é uma pequena família pronta a receber-te com todo o apoio e alegria, com chefes altamente responsáveis, bem dispostos, dedicados e amigos. Os membros são todos jovens humildes, divertidos, com vontade de aprender e com espírito notável de inter-ajuda.

Connosco, estar parado não é uma opção: Se és uma pessoa aventureira e cheia de energia, este é o sítio perfeito para ti. Estamos à tua espera!  E tem cuidado porque uma vez “infetado” com o bichinho do escotismo, não encontrarás cura! Atreves-te?!”