E o Carnaval continua em Belém

BELÉM
Ilustração José Alves

Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente que se segue para Belém. A 9 de março, Cavaco sai e Marcelo entra. Mas Cavaco não quer deixar a cadeira do poder sem antes condecorar, já amanhã, alguns ministros, que passaram pelo governo, alguns deles muito impopulares, como são os casos de Nuno Crato, Maria de Lurdes Rodrigues e o inenarrável Vítor Gaspar. Para estas figuras que os portugueses dificilmente esquecerão será dada a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Um título que distingue  “quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”. É caso para dizer que o Carnaval continua em Belém.

É mais um ato solene à Cavaco, para aguçar ainda mais o azedume com que os portugueses o honram na saída, numa espécie de provocação infantil por parte de quem já nada tem a perder e já não precisa do voto para uma reeleição.A carreira de toda uma vida está feita na política com o queixume inesquecível de estar a ganhar mal.

O futuro pertence a Marcelo, um outro rosto, um outro estilo. No Palácio de Belém, a hora é de arrumar as gavetas porque outro inquilino – mais mediático e consensual – está a chegar.