O Museu Quinta das Cruzes recebe na próxima quinta-feira, dia 28 de Janeiro, pelas 15h30, mais uma sessão do projeto “Música Conversada”, desta vez sobre o tema “Duas culturas, um mesmo passado ibérico”. A sessão conta com a participação do músico residente Vítor Sardinha e do músico convidado Elias Farraiz.
Nesta sessão estarão em destaque dois dos instrumentos de corda dedilhada da Madeira e de Venezuela: o Rajão e o Cuatro. Com passado cultural e prática instrumental comum, tanto Portugal como Espanha expandiram a sua influência às diferentes zonas do globo, mas uma delas em particular, a América do Sul. Países como o Brasil e a Venezuela reinventaram o modo de tocar dos instrumentos ibéricos, sendo hoje em dia uma referência no mundo dos sons, dos instrumentos e dos novos géneros musicais. Será apresentada uma breve descrição do longo processo de desenvolvimento instrumental e prática musical do Rajão e do Cuatro, com exemplos musicais de um e de outro. Nesta sessão será possível conhecer outros instrumentos de corda venezuelanos, a sua prática e história, e enquadramento na rica cultura sul-americana. Por fim, executar-se-á em forma de duo, algum do repertório latino-americano mais conhecido.
Elias Farraiz nasceu na Venezuela, filho de músicos populares, e reside a Madeira há 21 anos. Tem uma vasta experiência musical, tendo começado as suas práticas artísticas no Sistema de Orquestra Juvenil da Venezuela, uma escola de referência musical. Integrou como contrabaixista a Orquestra Clássica da Madeira e foi professor do Conservatório de Musica da Madeira, durante 20 anos. Fundador de vários agrupamentos de música de origem latino-americano como Guasakaka, Mariachi México Madeira e Grupo Tradiciones, Farraiz é um nome conhecido na noite musical do Funchal. Tem tocado com muitos músicos e participado em agrupamentos de várias culturas musicais, desde a música antiga até à música portuguesa (Fado). A sua paixão pela música venezuelana e, em especial pelos cordofones tradicionais daquele país, destacam-no em contexto de conferências e ateliês sobre os mesmos.