Diocese do Funchal sai formalmente do capital do Jornal da Madeira

JM2A diocese do Funchal saiu ontem do capital social da empresa Jornal da Madeira. A cessão de quota em favor da Região Autónoma da Madeira procedeu-se a título gratuito tendo-lhe sido devolvido o título histórico “Jornal da Madeira” que permanecerá sem publicação regular, pelo menos num futuro próximo, e que se tornará, quando editado, numa publicação exclusivamente de matérias cristãs.

Segundo uma nota emitida por Tiago Freitas, adjunto do secretário Sérgio Marques, foi o culminar de meses de negociações entre as duas partes, RAM e Diocese, espoletado pela necessidade de reestruturação da Empresa que durante 3 décadas acolheu o referido título, bem como pelo compromisso do Governo de alienar o matutino até 2016. Desde o início a diocese manifestou a sua indisponibilidade de ter como parceiro na publicação outro que não a Região, bem como vincou a sua impossibilidade de garantir a publicação diária de um matutino com as características e encargos de um generalista. Resultado deste processo foi a alteração da designação do Jornal para JM, a partir de 1 de Setembro último, coincidindo com a colocação de um preço de capa de 70 cêntimos, outro compromisso do Governo Regional. Decorrente desta passo a rádio que emite na conhecida frequência 88.8fm terá uma nova denominação, ligeiramente diferente, bem como a Empresa. Tanto rádio como Jornal manterão notícias e programação religiosos.

A Empresa, que passa a Unipessoal no início de 2016, dá mais um passo fundamental para a concretização da alienação, existindo neste momento dois interessados na aquisição da mesma.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.