Venha celebrar o GISDay e descubra o mundo através dos SIG

GISDay
Luís Antunes
O Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), traduzido de Geographic Information System Day (GISDay) é um dia celebrado internacionalmente todos os anos sempre na terceira quarta-feira do mês de novembro. Esta iniciativa pretende promover a partilha do conhecimento e divulgar os SIG nas escolas, na comunidade científica e nas organizações, alertando para a sua importância no nosso quotidiano. Este ano, pela primeira vez, a Madeira alia-se oficialmente a mais de 10.000 organizações em cerca dos 80 países, e aparece no mapa oficial do GIS Day Events Around the Globe (http://www.gisday.com/).

Assim, a Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), a Associação Insular de Geografia (AIG) e a Secretaria Regional de Educação juntaram-se para organizar o GISDay na Madeira, dia 18 de novembro, na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. A manhã será dedica à demonstração prática e manuseamento de tecnologias geográficas com duas sessões paralelo: Google Earth, com a participação do autor do projeto Google Earth na Sala de Aula, e GIS Cloud, apresentado por José Almeida da AIG. Na parte da tarde será realizada a conferência. Nesta sessão serão apresentados duas comunicações: “SIG no ensino: A aplicação do Google Earth como ferramenta educativa” e “Os Sistemas de Informação Geográfica como ferramenta de apoio à gestão do território à escala local.” No final, assistiremos ao webinar “Sistemas de Informação Geográfica nos países de língua oficial portuguesa”, com apresentações online desde o Brasil, Angola e Moçambique.
Para saber o programa completo e inscrições, aceda à página www.aica-madeira.org ou www.aigmadeira.com ou aceda ao formulário de inscrição em http://goo.gl/forms/bB8JTSlUKP . Aproveite esta oportunidade de descobrir o mundo através dos SIG!