SPM começa ciclo de tertúlias por São Vicente a 30 de Outubro

spmO Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) realiza uma tertúlia em São Vicente (Estalagem do Mar – sala de reuniões), a 30 de outubro, 19h00, sob o tema “O papel da Educação no desenvolvimento local e fixação das populações”. Conta com a participação dos convidados Duarte Mendes, Valter Correia e Rosa Santos, conhecedores da realidade educativa e local. O moderador é Francisco Oliveira, coordenador do SPM.

É uma iniciativa do Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira (CF-SPM), que se insere no Ciclo de Tertúlias intitulado “Debater a Educação, Perspetivar o Futuro”, que percorrerá a Região Autónoma da Madeira (RAM), ao longo do ano lectivo 2015/2016.

Procura-se envolver as forças vivas e decisoras de cada concelho que tenham a amabilidade de se juntar aos educadores e aos professores, acolhendo os seus contributos para o sector da Educação e, consequentemente para o progresso da RAM.

São escolhidos ambientes informais e descontraídos, nos quais, a par da troca de ideias, haverá também oportunidade de convívio.

A participação neste Ciclo de Tertúlias é gratuita, aberta a sócios e não sócios do SPM, mas sujeita a inscrição prévia online através da página electrónica do Centro de Formação do SPM, sendo atribuído, posteriormente, um Certificado de Presença.

Este Ciclo de Tertúlias pretende alcançar vários objectivos: o contacto directo com a realidade por parte do SPM; uma maior proximidade aos docentes e à comunidade educativa de cada concelho; o debate sobre os caminhos pelos quais se fará avançar a educação no futuro, de acordo com as especificidades locais.

Os eventos seguintes já programados: 2.ª Tertúlia: “A adaptação do currículo à realidade local” – Santana (15 janeiro); 3.ª Tertúlia: “Reflectir sobre a Educação Especial” – Ribeira Brava (19 fevereiro); 4.ª Tertúlia: “A Cultura na Educação” – Machico (15 abril); 5.ª Tertúlia: “A importância da Educação nas regiões ultraperiféricas” – Porto Santo – (20 maio); 6.ª Tertúlia: “A Educação através das Artes” – Funchal – (8 julho).