Susana Prada assina memorando sobre emissões de CO2

susana-prada-quinta-vigiaA Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assinará dia 24 de setembro o Memorando de Entendimento MoU – Liderança Subnacional Climática Global.

Este Memorando, que conta já com a participação de mais de duas dezenas de Regiões do Mundo, é uma declaração de intenção, para a Madeira que o assina, de que irá concertar todos os esforços para reduzir em 80-95% as suas emissões de CO2, até 2050, em linha com as diretrizes climáticas globais.

Segundo uma nota hoje emitida pela Quinta Vigia esta é uma manifestação clara da postura do Governo Regional da Madeira, que considera essencial que arquipélago assuma a intenção de reduzir a sua pegada ambiental, contribuindo proactivamente, à escala regional, para que os impactos da atividade humana sejam mitigados.

Embora não esteja presente na assinatura do memorando, fazendo-se representar pela Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o Presidente do Governo Regional deixou uma mensagem de compromisso que figurará no site oficial da iniciativa(www.Under2MOU.org):

 “É essencial que a Região Autónoma da Madeira assuma como imperativo a continuidade da redução da sua pegada ambiental. Só com a preservação da identidade natural regional, particularmente suscetível às alterações climáticas, poderemos manter a sua diferenciação ambiental no mundo e potenciar a sustentabilidade económica e social local. Assim, com a assinatura do Under 2 MoU, a Madeira vincula a sua intenção de concertar todos os esforços para reduzir as emissões de carbono, acompanhando os ambiciosos e necessários objetivos definidos no contexto global e antevendo o compromisso universal no contexto climático que se prevê resultar do COP21 (Conferência Climática de Paris 2015).”