Jaime Moniz acolhe 700 alunos e defende uma “Escola para os Valores”

 

liceu 1
Fotos ESJM.

A Escola Secundária Jaime Moniz deu hoje as boas-vindas a cerca de 700 novos alunos que passam a frequentar o 10.º ano de escolaridade neste estabelecimento de ensino.

Entre a curiosidade e a timidez, foi a estreia nesta instituição de ensino de centenas de alunos que chegam com o sonho de concluir o ensino secundário e concorrer ao ensino superior ou seguir a vida profissional. Uma nova etapa na vida dos estudantes que é decisiva.

O presidente do Conselho Executivo promoveu uma recepção aos alunos e encarregados de educação para dar a conhecer a cultura da Escola, bem como as regras de funcionamento.

Jorge Moreira salientou que a entrada destes novos alunos acontece numa altura em que o também conhecido “Liceu” está à beira de completar os seus 170 anos de existência.

lICEU 3-ALUNOS E DtPerante um auditório lotado de alunos e pais, o presidente manifestou a sua disponibilidade e de toda a equipa pedagógica para informar e orientar os jovens e salientou que a grande aposta é “a qualidade mas também a formação dos jovens para a Cidadania”. Realçou ainda que a ESJM “é essencialmente uma escola de Valores, no respeito total por todos os agentes da comunidade escolar”.

“Não queremos uma escola de elites mas uma escola dos Valores”, realçou o presidente do  Conselho Executivo. A este princípio alia-se “uma cultura de trabalho e de exigência”. No ano transacto, explicou, a retenção de alunos foi de 8%, o que está muito longe de um passado recente que ultrapassava largamente os 20%. Uma progressão que resulta do investimento no apoio permanente aos alunos com mais dificuldades e em estratégias diversificadas que favoreçam a aprendizagem.

A oferta extra-curricular da ESJM é também muito vasta, proporcionando aos alunos a inscrição nos Clubes de Dança, Teatro, Ambiente, entre outros, no sentido da sua formação integral.

Jorge Moreira, acompanhado da coordenadora de cursos do 10.º ano, Zita Carvalho, ofereceu aos novos alunos um marcador com os símbolos da Escola, nomeadamente com uma resenha da sua história.

Os estudantes, que deixam agora o ensino básico e entram no secundário, já têm os seus horários e turmas e retomam as aulas na próxima segunda-feira.

LUCEU8ALUNOS LICEUliceu novos alunos