Congresso da lusofonia presta homenagem a Tolentino Nóbrega

SONY DSC
Fotos Rui Marote

Decorreu esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, a cerimónia de abertura do Encontro Internacional da Economia Criativa Lusófona, que decorre na Madeira até ao próximo dia 19 de Setembro.

Este encontro, promovido pela Multilingual Schools Foundation, divide-se entre a cidade do Funchal e a vila da Calheta, e constitui uma acção de promoção da Região para os países da CPLP, que visa promover os valores do multiculturalismo e do interculturalismo como factores potenciadores da economia e do turismo madeirense, para o mundo lusófono.
A sessão de hoje no Teatro Municipal, na qual esteve presente o chefe do Executivo caboverdiano, José Maria Neves, e o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, serviu também como uma oportunidade para homenagear o falecido jornalista Tolentino de Nóbrega e o poeta Herberto Helder.
Houve também lugar para discursos protocolares, um momento musical e a apresentação do livro de José Maria Neves, ‘Cabo Verde: Gestão das Impossibilidades’.
Lusofonia5Recorde-se que o primeiro-ministro de Cabo Verde será hoje homenageado com um jantar por Miguel Albuquerque.
Pelas 22 horas, no Jardim Municipal, haverá um concerto com interpretações de Bela Nafa e Vânia Fernandes+Lado Luso, entre outros.
Amanhã, pelas 9h30, no Salão Nobre da CMF, realiza-se um encontro com escritores, seguido de um encontro com jornalistas pelas 11 horas. Pelas 15 horas, no mesmo local, proceder-se-á à apresentação do livro de Arménio Vieira.
Amanhã, no Jardim Municipal, a partir das 17 horas, haverá novos concertos, desta feita do Quarteto Bruno Santos, Kumpania Algazarra, Programa Change It e Showcase Mafalda Arnauth, entre outros.

Lusofonia1
A homenagem póstuma ao jornalista falecido, Tolentino Nóbrega, na pessoa do filho.