Dançando com a Diferença vai ao Porto a Encontro Internacional “MEXE”

????????????????????????????????????
Fotos Dançando Com a Diferença.

O “MEXE / III Encontro Internacional de Arte e Comunidade acontece entre os dias 8 e 13 de setembro de 2015, no Porto, e vem afirmando-se como um dos espaços incontornáveis em Portugal e na Europa de cruzamento e contaminação das criativas práticas artísticas comunitárias. Este ano o MEXE mexe com a nossa ideia de multiculturalidade numa Europa profundamente dividida e confronta-se com a necessidade urgente de reflexão sobre as práticas artísticas comunitárias no contexto espaço-tempo que vivemos.

 O Grupo Dançando com a Diferença, sob a direção artística de Henrique Amoedo, apresenta na noite de 09 de setembro, às 21h no Teatro Carlos Alberto / TNSJ,  a coreografia Dez Mil Seres, de Clara Andermatt, com música original de Jonas Runa.

 Na sua 3ª edição, o MEXE encontra pela primeira vez o acolhimento-âncora de um equipamento cultural da cidade – Teatro Carlos Alberto / TNSJ e à semelhança de anos anteriores, o MEXE organiza-se em quatro grandes componentes que ganham outras formas em 2015: Oficinas, Espetáculos, Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias e Mostra de Documentários.

Os espetáculos que compõem a programação desta edição centram-se nas criações nacionais de reconhecida qualidade na área do teatro, dança e música destacando-se o consistente coletivo Dançando com a Diferença e a inspiradora co-produção “Criaturas” do Teatro O Bando e Teatro dos Barris, entre outros. O espetáculo internacional de um grupo constituído por mulheres turcas e marroquinas “Meysara” que aborda o tema do feminino na perspetiva muçulmana preenche intencionalmente a noite de 11 de Setembro. Destaque ainda para o grupo húngaro Színpad AHA constituído por pessoas sem-abrigo que nos coloca em contacto com uma cultura pouco conhecida para os portugueses e onde se erguem, no agora, muros numa Europa blindada pelo medo.

A coreógrafa Clara Andermatt chega à Madeira no próximo dia 30 de agosto para uma semana intensiva de ensaios com o elenco do Dançando com a Diferença, antes da deslocação do grupo ao Porto. Para este espetáculo estarão no Porto, compondo a equipa do Dançando com a Diferença, o diretor artístico Henrique Amoedo, a coreógrafa Clara Andermatt e o músico Jonas Runa e o diretor técnico Maurício Freitas, além da produtora Natércia Kuprian. No elenco estarão, Joana Caetano, Bárbara Matos, Sofia Marote (as Trisónicas), Telmo Ferreira e Mickaella Dantas (Marterra), Rui João Costa e Pedro Alexandre Silva (Arquitetor) e ainda Aléxis Fernandes (o Foeta), perfazendo um total de 13 pessoas.

 A participação do Dançando com a Diferença no MEXE/III Encontro Internacional de Arte e Comunidade é viabilizada através dos apoios da Câmara Municipal do Funchal / Apoio à Cultura 2015 e do programa TAP Donate Miles / Voluntários com a Asas, através da Um Pequeno Gesto.

 

 

 

 

 

 

Informações adicionais do evento:

http://www.apele.org/#!mexe/c1phx

 

Programa completo:

http://media.wix.com/ugd/294e7d_f6c796ce24874d3b8180e486d55527dd.pdf